Início Estilos Moda ModaLisboa: 56.ª edição tem início hoje e é a primeira 100% digital

ModaLisboa: 56.ª edição tem início hoje e é a primeira 100% digital

329
0

A edição da ModaLisboa que começa hoje é a primeira 100% digital, dando assim oportunidade a todos de acompanharem, através de ecrãs de computadores, telemóveis ou televisões, as apresentações das coleções de mais de 20 marcas e designers.

A primeira edição 100% digital da ModaLisboa, a 56.ª, acontece 30 anos depois da 1.ª, que decorreu em abril de 1991 no Teatro São Luiz. Nessa altura, 13 criadores apresentaram coleções para o inverno de 1991/92.

Em abril de 2021, entre hoje e domingo, serão mais de 20 as marcas e criadores nacionais a apresentarem as suas propostas, sem estação associada, à semelhança da edição anterior.

Publicidade

Segundo a organização, serão quatro dias “para celebrar a Moda de autor, debater Sustentabilidade e Futuro, conhecer a fundo projetos internacionais e a indústria têxtil nacional, comprar Design português e assistir ao encontro entre Moda e inovação”.

Através de uma aplicação para telemóveis e ‘tablets’, de uma aplicação ‘TV’ para clientes Meo, de um ‘microsite’ e das contas da ModaLisboa nas várias redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), vai ser possível ver, além dos desfiles, entrevistas, reportagens de bastidores, conversas, ‘workshops’, uma “exposição digital de talento” e fazer compras numa loja ‘online’.

Entre as marcas e criadores que apresentam coleções nesta edição estão Béhen, Nuno Baltazar, Awaytomars, Hibu, Buzina, Constança Entrudo, Valentim Quaresma, Carlos Gil, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho, Ricardo Preto e Ricardo Andrez.

Além disso, serão também apresentadas as coleções dos cinco finalistas do Sangue Novo, concurso destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens ‘designers’ em início de carreira.

Em outubro do ano passado foram escolhidos para passar à final Andreia Reimão, Ari Paiva, Arndes, Fora de Jogo e Rafael Ferreira. Cada um recebeu mil euros para preparar a coleção que irá apresentar nesta edição.

Aos prémios habitualmente atribuídos (prémio principal, atribuído em parceria com a escola italiana Polimoda, consiste num mestrado em Design de Moda ou em Design de Coleção mais uma bolsa de 3.500 euros; prémio em parceria com a Tintex Textiles traduz-se numa residência de três semanas naquela empresa mais uma bolsa de dois mil euros), nesta edição junta-se um outro, no valor de 1.500 euros, que resulta da votação do público.

O programa das ‘Fast Talks’ e ‘Designer Talks’, inclui “conversas com especialistas, com designers, com ‘players’ da indústria, com todos os que fazem este setor e que continuam a ter muito para ensinar, para partilhar, para incutir mudança”.

Além disso, haverá ‘workshops’, “dirigidos a profissionais, estudantes e entusiastas, apenas acessíveis por registo”, e ‘Story Sessions’, “em que diversos fazedores de mudança irão abrir uma janela para o futuro, fazendo um estado da arte da inovação”.

Nesta edição, também o ‘Wonder Room’, uma loja temporária, ganha um formato digital. “Em www.modaLisboa.pt e na app ModaLisboa, esta montra curada pela Associação ModaLisboa, é construída de Moda, acessórios e design de produto, bem como de criações dos Designers — tanto dos que fazem parte do calendário, como daqueles que não apresentarão coleção esta estação. Cada peça disponível neste ‘Wonder Room’ encaminha o consumidor para a loja ‘online’ do Designer ou marca, onde se efetua a compra direta, reforçando a partilha e o tráfego dos pontos de venda dos criadores nacionais”, explica a organização.

Ao longo destes 30 anos, a ModaLisboa realizou-se nos mais variados espaços da capital, do Mercado da Ribeira ao Pátio da Galé, passando pelo Pavilhão Carlos Lopes, a Estufa Fria ou o Museu da Cidade, e chegou a realizar-se em Cascais e, no mesmo concelho, no Estoril.

A 56.ª edição da ModaLisboa, corganizada com a Câmara Municipal de Lisboa, será a primeira em que todos os desfiles são acessíveis ao público em geral, e não apenas a imprensa e convidados.

Todas as informações sobre os horários e sobre como acompanhar a 56.ª edição podem ser consultadas em www.modalisboa.pt

Artigo anteriorNadadora bielorrussa vende ouro mundial para apoiar atletas que enfrentam repressão
Próximo artigoAtor Albano Jerónimo integra elenco da série “El Presidente” da Amazon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui