Início Economia Negócios LTPlabs ajuda grande distribuição a evitar desperdício alimentar

LTPlabs ajuda grande distribuição a evitar desperdício alimentar

94
0

Modelo analítico tem como objetivo definir melhores preços para produtos próximos do fim do prazo de validade

Dados recentes demonstram que, anualmente, são desperdiçadas um milhão de toneladas de alimentos pelos portugueses. A pensar nisso mesmo, a LTPlabs – consultora portuguesa de gestão especializada em advanced analytics – desenvolveu um projeto inovador que permite definir, de forma analítica, qual o melhor desconto a aplicar a produtos que se aproximam do fim de validade, de forma a promover o seu consumo. A ferramenta tem a capacidade de calcular a probabilidade de venda de cada produto, em cada loja, a diferentes preços, estimando assim a probabilidade e a taxa de escoamento de um determinado artigo. Ao detetar potenciais excessos de stock, a ferramenta visa gerar maior procura por certos produtos, garantindo assim que são cumpridos os objetivos de escoamento e, por consequência, é diminuído o desperdício.

A solução desenvolvida pela LTPlabs conjuga os dados financeiros do produto e operacionais das lojas, determinando qual a percentagem de desconto a recomendar para promover o consumo e apresentar, assim, um preço mais competitivo para o consumidor. A proposta de recomendação de valor final compreende três modelos analíticos distintos que, atuando em conjunto, permitem caracterizar um produto e as suas probabilidades de venda a diferentes preços. Para a concretização do melhor preço a aplicar são tidos em consideração três efeitos relevantes:  impacto do preço na margem/venda e escoamento do artigo em causa; a influência sobre a procura dos restantes artigos; e a perda por quebra, perda de validade ou valor comercial do artigo. Todo o processo é realizado com base nos históricos de vendas existentes, permitindo que os gestores estabeleçam o objetivo de escoamento do produto.

Publicidade

“Estamos a viver uma época em que há um potencial de desperdício de produtos enorme, caso os modelos de gestão de stocks não sejam corretamente analisados”, avança Luís Guimarães, partner da LTPlabs, indicando que “um exemplo disso são os famosos calendários do Advento. É o tipo de produto que se não for vendido nesta campanha de Natal será muito provavelmente desperdiçado. É por isso que a nossa ferramenta permite evitar a acumulação deste tipo de produtos, que é tipicamente sazonal, potenciando o seu escoamento nos momentos certos e garantindo que estamos sempre a  extrair o máximo valor.”

“Uma das outras áreas onde esta ferramenta apresenta um enorme impacto, é na dos produtos alimentares frescos, cuja validade é relativamente mais curta, e onde se verifica uma taxa de desperdício maior. Ao promover o consumo de produtos no final da validade – com vista à sua otimização de escoamento – torna-se mais fácil evitar maior desperdício alimentar, uma questão que é cada vez mais importante e para a qual as grandes superfícies estão a cada dia mais conscientes”, frisa ainda Luís Guimarães, partner da LTPlabs.

A nível de resultados práticos, a implementação desta ferramenta, permitiu aumentar, consistentemente, o valor extraído dos artigos em fim de validade. Adicionalmente, o conhecimento aprofundado sobre a realidade do negócio – necessária para escolher as variáveis relevantes e interpretá-las – e a perícia analítica para definir e aplicar modelos e algoritmos avançados permitiram à empresa criar uma ferramenta que é capaz de aumentar o escoamento de produtos com a aplicação de percentagens variáveis de desconto, garantido, assim, a definição do valor ótimo de comercialização dos produtos.

Artigo anteriorUcrânia: EUA enviam 1,75 mil ME em ajuda militar e incluem mísseis Patriot
Próximo artigoGisela João edita o seu último álbum, AuRora, em vinil – e tem uma música extra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui