
Um projeto para criar um programa de monitorização para prevenir a transmissão da covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, anunciou hoje a instituição.
Envolvendo investigadores das faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Medicina (FMUC) da UC e o Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o projeto tem um financiamento de 40 mil euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da iniciativa ‘Research4Covid – Projetos de implementação rápida para soluções inovadoras’.
Na primeira fase, o trabalho vai incidir numa unidade de hemodiálise, desde logo pelas características dos doentes que são uma população com risco acrescido para a covid-19, mas também devido às particularidades deste tipo de serviço.
Além de identificar os pontos em que o risco de presença de vírus é maior e determinar a melhor metodologia para o monitorizar, o projeto visa ainda avaliar a eficácia de dois equipamentos de purificação de ar no que respeita ao SARS-CoV-2.
Os especialistas vão efetuar múltiplas colheitas em várias superfícies, “como mesas, cadeiras, equipamentos médicos, puxadores de portas e outros, de forma a quantificar a presença do vírus nas mesmas”, esclarece Gil Correia, investigador principal no projeto. Essas colheitas serão realizadas em momentos diferentes, permitindo aferir os locais com maior propensão para deposição viral.
Com a informação fornecida pela análise das colheitas, os estudiosos vão determinar quais os pontos críticos que devem ser avaliados futuramente num programa de monitorização de qualidade nas unidades de saúde.








































