Início Atualidade Investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra visa prevenir transmissão do vírus no...

Investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra visa prevenir transmissão do vírus no SNS

405
0
Os investigadores esperam concluir até final do ano um protótipo de programa para que possa ser testado em diferentes unidades do SNS.
Um projeto para criar um programa de monitorização para prevenir a transmissão da covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, anunciou hoje a instituição.

Envolvendo investigadores das faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Medicina (FMUC) da UC e o Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o projeto tem um financiamento de 40 mil euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da iniciativa ‘Research4Covid – Projetos de implementação rápida para soluções inovadoras’.

Na primeira fase, o trabalho vai incidir numa unidade de hemodiálise, desde logo pelas características dos doentes que são uma população com risco acrescido para a covid-19, mas também devido às particularidades deste tipo de serviço.

Além de identificar os pontos em que o risco de presença de vírus é maior e determinar a melhor metodologia para o monitorizar, o projeto visa ainda avaliar a eficácia de dois equipamentos de purificação de ar no que respeita ao SARS-CoV-2.

Publicidade

Os especialistas vão efetuar múltiplas colheitas em várias superfícies, “como mesas, cadeiras, equipamentos médicos, puxadores de portas e outros, de forma a quantificar a presença do vírus nas mesmas”, esclarece Gil Correia, investigador principal no projeto. Essas colheitas serão realizadas em momentos diferentes, permitindo aferir os locais com maior propensão para deposição viral.

Com a informação fornecida pela análise das colheitas, os estudiosos vão determinar quais os pontos críticos que devem ser avaliados futuramente num programa de monitorização de qualidade nas unidades de saúde.

Artigo anteriorCovid-19: Número de mortos em África sobe para 14.399 em mais de 664 mil casos
Próximo artigoChina vai lançar o foguete Longa Marcha 5 na próxima semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui