Início Saúde Covid-19: Lar de Penamacor com 62 casos positivos entre utentes e funcionários

Covid-19: Lar de Penamacor com 62 casos positivos entre utentes e funcionários

11
0
Foto: Jornal do Fundão

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, regista 50 casos de utentes infetados com covid-19 e 12 funcionários, informou hoje o presidente da instituição.

O surto ocorreu na principal valência da instituição particular de solidariedade social (IPSS), na vila de Penamacor, tendo sido confirmados 50 casos positivos num total de 75 utentes do lar, disse à agência Lusa Domingos Torrão.

Segundo o responsável da IPSS, 12 funcionários da instituição testaram também positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada.

Publicidade

Os testes na principal valência da instituição foram realizados na segunda-feira e na terça-feira, acrescentou.

De acordo com Domingos Torrão, um dos utentes que testou positivo foi encaminhado para o hospital de Castelo Branco na sexta-feira.

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva conta ainda com lar e unidade de cuidados continuados na Quinta da Senhora do Incenso, onde também foram realizados testes na quarta-feira aos utentes e funcionários, tendo dado resultado negativo a todos.

Domingos Torrão salientou que, face à redução de funcionários disponíveis, a instituição está em contacto com a Segurança Social para ver “se há a possibilidade de ativar algumas brigadas especiais”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.