Início Política Câmara de Leiria destaca importância da Europa para desenvolvimento do concelho

Câmara de Leiria destaca importância da Europa para desenvolvimento do concelho

135
0

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou hoje que, sem a Europa, Leiria não seria o que é hoje e destacou os mais de 250 milhões de euros de apoios da União Europeia que o concelho recebeu.

“Sem Europa, Leiria não seria o que é hoje. Sem os mais de 250 milhões de euros de apoios concedidos, nas últimas décadas, na requalificação do espaço público, na qualificação dos recursos humanos, no apoio a projetos de instituições públicas, no apoio ao movimento associativo, na elevação do nível competitivo da nossa economia, não seríamos, repito, o que somos hoje”, afirmou Gonçalo Lopes, no Castelo de Leiria, no âmbito do Dia da Europa, que hoje se assinala.

A cidade de Leiria acolhe este ano as celebrações oficiais do Dia da Europa, organizadas pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pela Câmara Municipal, com a colaboração de várias entidades locais.

Publicidade

Antes, o autarca referiu que Leiria é o “concelho português onde se encontram alguns dos registos mais antigos do processo de construção da humanidade e do verdadeiro sentido da comunidade alicerçado nos valores europeus”.

“Este é o concelho onde foi descoberta uma sepultura do Menino do Lapedo, com mais de 20 mil anos, uma criança com traços de ‘Homo Sapiens’, mas também do Neandertal, que oferece à ciência a prova de que somos, todos, resultado de um processo de miscigenação, e à comunidade esta mensagem tão importante de que todos somos árvore da mesma raiz”, afirmou, realçando que “mostra que Leiria foi berço de civilização e de Europa”.

“Leiria é também o concelho onde germinou a primeira semente de sentido de participação democrática em Portugal, no ano de 1254, com a realização das primeiras Cortes, em que foi dada voz ao povo, na Igreja de São Pedro, a escassos metros” do Castelo de Leiria, adiantou, defendendo que este deve ser “um acontecimento que pode ser visto como um dos primeiros proto-parlamentos a nível mundial”.

Gonçalo Lopes, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, referiu que “esta é igualmente uma região berço de ambição e conhecimento”, pois “aqui se produziu a madeira que serviu para a construção das caravelas que deram novos mundos ao mundo”.

“Este é, também, o concelho em que se imprimiu, em 1496, o primeiro livro científico de teor matemático em Portugal, da autoria de Abraão Zacuto, o ‘Almanach Perpetuum’, decisivo nas primeiras viagens marítimas rumo à Índia e ao Brasil”, adiantou.

Gonçalo Lopes assinalou ainda que Leiria “é, como foi ao longo da sua História, palco de encontro de povos, culturas e religiões, e continua a ser ponto de partida de uma diáspora que leva Portugal ao mundo” e que “ensina que pátria é, também, a comunidade” que acolhe.

“A Europa é tudo isto, lar, reduto solidário de defesa e garantia de liberdades e direitos consagrados, mas é, sobretudo, sonho e esperança”, acrescentou.

Artigo anteriorGiro: Andreas Leknessund novo líder da geral, Paret-Peintre vence quarta etapa
Próximo artigoDiploma sobre recrutamento de professores “não dá grande estabilidade às escolas” – Líder do PSD