
O FC Porto regressou hoje aos triunfos em casa do Desportivo de Chaves (3-1), para a I Liga portuguesa de futebol, e recolocou em oito pontos a desvantagem para o líder Benfica, que sexta-feira venceu o Famalicão (2-0).
Após na última jornada ter sido surpreendido em casa pelo Gil Vicente (2-1), e do Benfica ter ficado na sexta-feira, à condição, a 11 pontos com o triunfo sobre o Famalicão, o FC Porto não vacilou e foi vencer a Trás-os-Montes.
O inglês Daniel Namaso desbloqueou o marcador a favor do FC Porto, aos 15 minutos, com um remate colocado a ‘fugir’ do guarda-redes flaviense Rodrigo Moura, e Otávio elevou a vantagem para 2-0, aos 43, após assistência do canadiano Stephen Estáquio.
No início da segunda parte, o Desportivo de Chaves reduziu para 2-1 por Steven Vitória, na conversão de um penálti, aos 53 minutos, e relançou o encontro e a incerteza no marcador.
A formação flaviense ficou, de seguida, reduzida a 10 unidades por expulsão do brasileiro Jô Batista, aos 73 minutos, e já perto do final do encontro, aos 87, ficou com nove, devido aos dois cartões amarelos mostrados em dois minutos a João Mendes.
Tirando partido do espaço criado na equipa do Desportivo de Chaves, a jogar com nove elementos, o FC Porto aumentou para 3-1 pelo espanhol Toni Martinez, aos 90+6 minutos, na sequência de uma solicitação do iraniano Mehdi Taremi.
O FC Porto passa a somar 54 pontos, a oito do Benfica e com mais cinco do que o Sporting de Braga (menos um jogo) e sete do que o Sporting, que hoje venceu em casa do Portimonense (1-0), enquanto o Desportivo de Chaves é 13.º, com 26.
Com este triunfo, o Sporting aproximou-se provisoriamente dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões.
Já depois de Pedro Gonçalves ter desperdiçado um penálti, aos 42 minutos, Paulinho deu, aos 77, o triunfo ao Sporting, quarto classificado, que, com a terceira vitória seguida, passou a somar 47 pontos, colocando-se provisoriamente a dois pontos do Sporting de Braga (terceiro).
O Portimonense, que não perdia em casa há três jogos, mantém-se com 26 pontos, na 12ª posição, 10 acima do 16.º posto, de acesso ao play-off de manutenção.
O Vizela regressou aos triunfos ao impor-se no reduto do Estoril Praia, por 3-0, em jogo que marcou a estreia de Ricardo Soares no comando dos estorilistas.
Osmajic, aos 15 minutos, Joãozinho, aos 41, na própria baliza, e Tomás Silva, aos 83, garantiram a vitória dos minhotos, que vinham de quatro partidas sem vencer e subiram ao nono lugar, com 29 pontos.
Já o Estoril averbou a quarta derrota seguida no campeonato – a 10.ª nos últimos 12 encontros – e segue na 15.ª posição, com 22 pontos, seis acima da posição de play-off de manutenção, ocupada pelo Marítimo, que no domingo visita o Gil Vicente.