Início Atualidade Manifestações anti-governo mobilizaram 2 milhões de pessoas em França – sindicatos

Manifestações anti-governo mobilizaram 2 milhões de pessoas em França – sindicatos

0
Manifestações anti-governo mobilizaram 2 milhões de pessoas em França – sindicatos

Os sindicatos franceses cumpriram hoje mais uma jornada de greve geral, contabilizando cerca de 2 milhões de pessoas em manifestações em diferentes cidades do país, e mostraram-se prontos a endurecer protestos contra a reforma do sistema de pensões.

“Se o Governo insistir [na reforma], apesar das nossas mobilizações, vamos ter sim de passar à velocidade máxima com ações com maior relevâncias, mais longas, greves mais duras, mais numerosas, mais maciças”, disse aos jornalistas Philippe Martinez, delegado-geral da CGT, uma das maiores centrais sindicais francesas, na manifestação que decorreu em Paris.

A manifestação em Paris foi a maior no país, com os sindicatos a defenderem que participaram cerca de 400 mil pessoas. Neste cortejo pela capital participou também Laurent Berger, líder da CFDT, a maior central sindical de França, que defendeu que o movimento “tem de se amplificar” para ser ouvido pelo Governo.

Ao mesmo tempo que decorria a manifestação, a Assembleia Nacional continuava a discutir a reforma do Governo e as alterações apresentadas pela oposição. O primeiro artigo do documento foi aprovado hoje com uma margem muito curta, com 246 votos a favor e 229 votos contra, mostrando a fragilidade da maioria relativa do partido de Emmanuel Macron.

No hemiciclo, a primeira-ministra Elisabeth Borne acusou esta tarde a oposição de “negar a realidade” e também a demografia, garantindo que continua aberta a mudar esta reforma caso os partidos estejam dispostos a negociar. Há mais de 20 mil alterações apresentadas pela oposição que devem ser discutidas nas próximas duas semanas.

Os protestos chegaram à Assembleia Nacional, mas em forma de uma ação mais radical com a organização Attac France, que se opõem a esta reforma, a pintar nas portas do edifício “60 anos”, a idade reivindicada pela esquerda para a reforma.

A idade de reforma está atualmente nos 62 anos, mas deverá passar com esta reforma a 64 anos. A estátua que simboliza “A Lei”, junto da Assembleia Nacional, também foi vandalizada.

Na quarta-feira, a greve continua pelo menos entre os trabalhadores dos caminhos-de-ferro, com vários comboios a terem sido suprimidos. Já para sábado, dia 11 de fevereiro, está prevista uma nova manifestação, mas sem convocação de greve geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui