Início basebol Jorge Simão sai do Santa Clara e protagoniza 10.ª ‘chicotada’ da época...

Jorge Simão sai do Santa Clara e protagoniza 10.ª ‘chicotada’ da época na I Liga

72
0

O treinador Jorge Simão protagonizou hoje a 10.ª ‘chicotada psicológica’ na I Liga portuguesa de futebol 2022/23, a terceira em 2023, ao abandonar o comando técnico do Santa Clara após a 22.ª jornada.

Jorge Simão tinha estado do outro lado desta ‘chicotada’ no início do ano, ao substituir Mário Silva, primeiro despedido na I Liga em 2023, logo em janeiro, mas o tempo no comando dos açorianos durou apenas sete rondas, sem qualquer vitória registada.

O treinador de 46 anos conseguiu dois empates após assinar, em 11 de janeiro, mas as coisas rapidamente pioraram, com cinco derrotas, ante Benfica (0-3), Casa Pia (2-1), Arouca (1-0), Famalicão (1-3) e Marítimo (3-1).

Publicidade

Deixa o emblema da ilha de São Miguel no 17.º e penúltimo lugar, o primeiro de despromoção direta, com 15 pontos, e após a derrota com um rival direto pela permanência, o Marítimo, agora 16.º, em posição de play-off.

Este despedimento sucede-se, em ‘apenas’ dois dias, ao do técnico Nélson Veríssimo, que deixou o comando técnico do Estoril Praia após 21 jornadas, na primeira experiência fora do Benfica, em que orientou equipa principal, equipa B e formação, após um ‘deslize’ para fora do ‘top 6’ da tabela para o 15.º posto, com seis derrotas nos últimos oito encontros.

José Mota (Paços de Ferreira) e João Henriques (Marítimo) também fazem parte da lista, sendo que o primeiro durou somente 58 dias no comando dos ‘castores’, averbando quatro derrotas no mesmo número de jogos no campeonato, antes de o interino Marco Paiva ajudar a passar o ‘testemunho’ ao regressado César Peixoto, que tinha dado lugar precisamente a Mota.

Por seu lado, João Henriques foi substituído por José Gomes no comando do Marítimo, após ter estado envolvido no processo da primeira ‘chicotada’ da I Liga 2022/23: foi chamado a render Vasco Seabra nos insulares, que somavam cinco derrotas nas primeiras cinco rondas.

À sétima jornada, Rui Pedro Silva deixou o Famalicão em 16.º e antepenúltimo lugar, com quatro pontos, para ser substituído por João Pedro Sousa, que regressou ao emblema famalicense após uma primeira passagem entre 2019 e 2021.

Já depois de César Peixoto dizer ‘adeus’ – que se revelou temporário – ao Paços de Ferreira, após a nona jornada do campeonato, o Gil Vicente também mexeu na liderança da equipa, com a saída de Ivo Vieira, à passagem da 11.ª ronda, com o interino Carlos Cunha a fazer a ‘ponte’ – duas derrotas em dois jogos – para a chegada de Daniel Sousa aos gilistas.

Em 30 de novembro de 2022, após a 13.ª ronda, o Vizela, então na 13.ª posição, afastou igualmente o seu treinador, no caso Álvaro Pacheco, que liderava os vizelenses desde 2019/20, ainda no Campeonato de Portugal (na altura, o terceiro escalão). A liderança dos minhotos está entregue a Manuel Tulipa.

Artigo anteriorBoavista regressa às vitórias e atrasa recuperação do Paços
Próximo artigoPortugal na fase de qualificação do Eurobasket2025 apesar de perder na Bulgária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui