Início Luxemburgo FC Porto contorna ausências e palidez com melhor série ante Vizela

FC Porto contorna ausências e palidez com melhor série ante Vizela

52
0
FC Porto's player Pepe (L) celebrates with his teammates Evanilson (C) and Mehdi Taremi (R) after scoring the 1-0 lead, during the Portuguese First League soccer match, between FC Porto and FC Vizela, at Dragao stadium in Porto, Portugal, 05 February 2023. JOSE COELHO/LUSA

O FC Porto contornou este domingo ausências significativas e selou a melhor sequência de vitórias na I Liga de futebol, com a quarta consecutiva, num total de sete nas diversas competições, diante do Vizela (2-0), para a 19.ª jornada.

No Estádio do Dragão, no Porto, os golos do brasileiro Pepê (41 minutos) e do iraniano Mehdi Taremi (86) ajudaram a disfarçar a parca criatividade dos anfitriões, que estiveram desfalcados de médios influentes como Otávio e Stephen Eustáquio, ambos lesionados.

Essas ausências afetaram a qualidade futebolística dos campeões nacionais, que foram orientados, de forma inédita, a partir do banco, pelo adjunto francês Siramana Dembelé, devido às suspensões do treinador principal Sérgio Conceição e do ‘número 2’ Vítor Bruno.

Publicidade

O FC Porto manteve a vice-liderança antes do ‘clássico’ com o Sporting, da 20.ª ronda, e passou a ter 45 pontos, oito abaixo do Benfica, que tem mais um duelo cumprido, e dois acima do Sporting de Braga, terceiro, enquanto o Vizela desceu à 10.ª posição, com 24.

A recuperação atempada de Marko Grujić veio moderar a ‘razia’ de alternativas no meio-campo do conjunto de Sérgio Conceição, que voltou a incluir em simultâneo Evanilson e Taremi nas escolhas iniciais pela primeira vez ao fim de 13 partidas e quase três meses.

Os ‘dragões’ raras vezes acionaram essas rotinas para desestabilizar o rigor dos pupilos de Tulipa, que rendeu Anderson por Ivanildo Fernandes, mas, ao contrário da derrota em Alvalade (1-2, na 16.ª ronda), evitou ceder à tentação de improvisar um trio de centrais.

Um cabeceamento alto de Uribe, após canto de Wendell, aos cinco minutos, e ‘disparos’ para fora de Grujić, aos 15, e João Mário, aos 24, foram disfarçando uma primeira etapa apagada do FC Porto, cuja pressão alta se revelou crucial para desbloquear o marcador.

A quatro minutos do intervalo, volvida uma tentativa de Osmajić visar em contra-ataque a baliza de Diogo Costa, Galeno desarmou Igor Julião à saída da área do Vizela e a bola sobrou para Evanilson, que tocou para o desvio eficaz de Pepê junto ao segundo poste.

Esses papéis inverteram-se aos 51 minutos, quando Evanilson esbarrou na ‘mancha’ de Buntić, numa fase em que Wendell se lesionou e deixou o relvado de maca, enquanto os minhotos reagiam ao avanço do relógio com crescente agressividade no plano ofensivo.

O FC Porto conseguiu, porém, trancar a sua retaguarda pela quinta partida consecutiva e neutralizar o Vizela, cuja terceira derrota fora na I Liga se efetivou aos 86 minutos, com João Mário a cruzar na direita para o regresso aos golos de Taremi, cinco duelos depois.

Ao castigar a ousadia dos visitantes, que destaparam espaços atrás ao arriscarem com quatro elementos ofensivas no último quarto de hora, os ‘dragões’ suspiraram de alívio e usufruíram dos instantes finais para conceder a estreia absoluta ao jovem Vasco Sousa.

Artigo anteriorSporting de Braga bate Famalicão e sobe à condição ao segundo posto a I Liga
Próximo artigoDesportivo de Chaves vence Marítimo e sobe a oitavo da I Liga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui