
Não só em Portugal como no Luxemburgo, existem muitos desperdícios energéticos com coisas que muitas das vezes nem sequer nos damos conta, podendo evitar esse aumento na nossa conta de eletricidade.
São pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença, e que se estivermos a pensar neles conseguimos reduzir um pouco a eletricidade, que efetivamente está cada vez mais cara em ambos os países.
Desta forma, e a pensar naquilo que podemos fazer para melhorar a nossa eficiência energética, decidimos criar uma lista de algumas coisas que podemos fazer para minimizar o seu consumo elétrico, sendo coisas muito simples que qualquer pessoa pode fazer:
Equipamento de classe A sempre que possível.
Quando vai fazer a compra de um novo equipamento elétrico para utilizar em casa, considere a eficiência energética do mesmo. Sempre que um equipamento tiver uma letra que não seja A, ele está a consumir mais eletricidade, portanto tente aproximar-se sempre o mais possível da letra A, para garantir um melhor consumo.
Na União Europeia já há alguns anos que é obrigatório colocar a eficiência energética do equipamento visível quando o mesmo vai ser comprado, portanto não tem que procurar muito para perceber se um equipamento vai ser bom em termos de energia ou não.
Utilize a luz natural
Muitas pessoas de forma inconsciente deixam lâmpadas acesas durante o dia, mesmo que não seja necessário, o que provoca um gasto excessivo na conta da luz sem qualquer necessidade. Aproveite a luz do dia, que além de ser natural está acessível na maioria das divisões da sua casa. Basta abrir os cortinados ou as persianas e aproveitar que tenho durante o dia para iluminar a sua casa.
Lâmpadas económicas
Quer esteja a consumir energia da rede ou a fazer consumo proprio e para vender o restante a uma empresa de eletricidade, utilizar as lâmpadas mais modernas de LED é uma grande vantagem na sua conta de luz. Além de serem mais eficazes e duradouras do que as lâmpadas convencionais, reduzem o consumo de energia existindo também uma versão destas lâmpadas com ainda mais tecnologia, que são as lâmpadas inteligentes. As lâmpadas inteligentes podem ser ligados a uma aplicação móvel e controlado pela sua intensidade, cor, e também o tipo de luz que é mostrado.
Descongele regularmente o congelador
Nos frigoríficos mais antigos, um congelador com o gelo acumulado vai precisar de mais energia para manter a sua temperatura, e, portanto, é importante descongelar regularmente o seu congelador e permitir que o mesmo seja mais eficiente não tendo tanto gelo acumulado nas suas partes laterais. Se o seu frigorífico já tem alguns anos, considere trocá-lo para o frigorífico mais eficiente, sempre com a eficiência energética A.
Reduza a potência usada ao mesmo tempo
Se quer reduzir a potência contratada, e pagar menos pela eletricidade, evite utilizar a máquina de lavar loiça e máquina de lavar roupa ao mesmo tempo, ou outros eletrodomésticos em conjunto. Desta forma, minimiza o consumo máximo de eletricidade e pode, quem sabe, baixar a potência para pagar menos ao final do mês. Também pode optar, no caso das máquinas de lavar loiça e roupa, por programas de lavagem mais económicos e eficientes, para gastar menos água e energia.