Início Desporto Ocean Race Suíços da Holcim – PRB vencem em Cabo Verde primeira etapa da...

Suíços da Holcim – PRB vencem em Cabo Verde primeira etapa da Ocean Race

31
0
A equipa suíça Holcim - PRB (IMOCA 60) venceu hoje a primeira etapa da Ocean Race, cruzando a meta no Mindelo, Cabo Verde, às 01:02 locais (mais uma hora em Lisboa), com centenas de cabo-verdianos à espera, 21 de janeiro de 2023, Mindelo, Cabo Verde. ELTON MONTEIRO/LUSA

A equipa suíça Holcim – PRB (IMOCA 60) venceu hoje a primeira etapa da Ocean Race, cruzando a meta no Mindelo, Cabo Verde, às 01:02 locais (mais uma hora em Lisboa), com centenas de cabo-verdianos à espera.

Trata-se da primeira vez que a maior e mais antiga regata do mundo faz escala em Cabo Verde, com a equipa suíça a completar a primeira etapa, de 1.900 milhas náuticas (3.520 quilómetros), de Alicante, Espanha, até à entrada da Baía do Mindelo, em cinco dias, 11 horas, um minuto e 59 segundos.

Esta 14.ª edição da Ocean Race partiu em 15 de janeiro rumo a Cabo Verde e a segunda etapa, entre o Mindelo e a Cidade do Cabo, África do Sul, tem início em 25 de janeiro, depois da paragem de cinco dias na ilha de São Vicente, para descanso das tripulações e arranjos dos barcos.

Publicidade

As próximas embarcações em prova, entre as duas classes em competição, são esperadas no Mindelo entre a madrugada e o final da manhã de sábado.

A celebrar os 50 anos desde o nascimento em 1973, a Ocean Race mudou este ano de formato e colocará duas classes em competição na mais difícil prova de circum-navegação à vela por equipas.

As embarcações da classe IMOCA 60 vão dar a volta ao mundo, cumprindo sete ‘legs’, enquanto as da classe VO65 vão fazer três etapas, a primeira entre Alicante e o Mindelo, em Cabo Verde, a penúltima que ligará Aarhaus (Dinamarca) a Haia (Países Baixos) e a última entre Haia e Génova (Itália).

A regata à volta do mundo é disputada pelas equipas 11th Hour Racing Team, Guyot environnement – Team Europe, Team Holcim – PRB, Team Malizia e o Biotherm, todas da classe IMOCA 60.

Já a classe V065 conta com a tripulação portuguesa na Mirpuri Foundation Racing Team, liderada pelo ‘skipper’ António Fontes e constituída por Bernardo Freitas, Frederico Melo, Mariana Lobato, estes três membros da tripulação vencedora da Ocean Race Europe em 2021, Diogo Cayolla, Hugo Rocha, Matilde Pinho de Melo, Francisco Cai-Água, Francisco Maia e Francisca Pinho.

Além do VO65 Racing for the Planet da Mirpuri Foundation Racing Team, embarcação que venceu a última edição da então Volvo Ocean Race 2017/18 ao serviço da Dongfeng Race Team, participam na Ocean Race Sprint Cup a Team JAJO, Viva México, Ambersail 2, WindWhisper Racing Team e a Austrian Ocean Racing powered by Team Génova.

Para a paragem da competição no Mindelo, o Governo cabo-verdiano instalou a Ocean Race Village junto ao porto, incluindo instalações para atracagem e acolhimento da prova, contando com concertos e outras atividades diárias de 20 a 25 de janeiro, enquanto se espera na ilha sete mil visitantes.

Artigo anteriorLula da Silva declara estado de emergência sanitária na reserva indígena Yanomami
Próximo artigoHong Kong condena sete pessoas por participarem em protestos contra a China

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui