Início Culturas Portugal passa a ter Capital Portuguesa da Cultura a partir de 2024

Portugal passa a ter Capital Portuguesa da Cultura a partir de 2024

87
0
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, fala na cerimónia de anúncio da Capital Europeia da Cultura 2027, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, 07 de dezembro de 2022. TIAGO PETINGA/LUSA

Portugal passará a ter, a partir de 2024, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura, cujas três primeiras já estão escolhidas – Aveiro, Braga e Ponta Delgada -, anunciou hoje o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

“Respondendo a um apelo, que me foi feito pelos quatro autarcas [das cidades finalistas da escolha portuguesa para Capital Europeia da Cultura 2027], criaremos a figura da Capital Portuguesa da Cultura, que nas três primeiras edições – 2024, 2025 e 2026 – serão as três cidades que não foram escolhidas hoje”, afirmou Pedro Adão e Silva, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na conferência de imprensa do anúncio da cidade vencedora.

Segundo o ministro, o Governo, “numa colaboração [do ministério da Cultura] com os ministérios da Economia e da Coesão Territorial, apoia com dois milhões de euros o programa da capital Portuguesa da Cultura, [apoio] que se repetirá por três anos”.

Publicidade

Esta decisão é, de acordo com Pedro Adão e Silva, “um reconhecimento merecido do trabalho feito, mas também uma aposta no futuro”.

“Em 2027 não teremos Capital Portuguesa da Cultura, porque haverá Capital Europeia da Cultura em Portugal, mas em 2028, com concurso aberto, haverá uma quinta cidade”.

Artigo anteriorÉvora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027
Próximo artigoUcrânia: Putin admite usar armas nucleares mas só em resposta a ataque inimigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui