Início Conflitos Onze dos 66 portugueses retidos no Peru já regressaram – MNE

Onze dos 66 portugueses retidos no Peru já regressaram – MNE

57
0

Num comunicado enviado à Lusa, a diplomacia portuguesa disse que os aeroportos de Cusco e Lima já estão a funcionar, depois de terem ficado bloqueados devido à crise política no Peru, o que reteve contra a sua vontade muitos estrangeiros naquele país, incluindo 66 portugueses (inicialmente, o Ministério tinha anunciado apenas cerca de 40 casos).

O Governo português garantiu que está a “acompanhar, caso a caso, esta situação”, e continua a “desenvolver todos os esforços para encontrar soluções” para o regresso dos portugueses, apesar de um grupo de sete jovens se ter queixado de que a Embaixada apenas os tem contactado, sem lhes ter apresentado propostas concretas para o seu regresso.

Na sexta-feira, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, disse que o Governo estava a diligenciar a retirada o mais rápido possível de 65 turistas portugueses que estavam no Peru e que “a solução está a ser encontrada de uma forma integrada”.

Publicidade

Hoje, sete dos jovens portugueses retidos no Peru já conseguiram fazer o ‘check-in’ para o voo de regresso na segunda-feira, disse um deles à Lusa, mas ainda não têm nenhuma garantia de que se realize, enquanto denunciam alguma inoperância do Governo português.

O Peru vive uma crise política e social desde que o Congresso demitiu o presidente Pedro Castillo, a 07 de dezembro, depois de anunciar o encerramento do parlamento peruano e a formação de um executivo de emergência, no qual governaria por decreto, o que foi interpretado como uma tentativa de golpe de Estado.

A até então vice-presidente, Dina Boluarte, formou um Governo, mas os peruanos também responderam com protestos e manifestações que já fizeram 23 mortos e levaram ao encerramento de aeroportos.

Artigo anteriorProteção civil emite estado de alerta especial amarelo para nove distritos
Próximo artigoSporting recebe Sporting de Braga no arranque dos ‘quartos’ da Taça da Liga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui