Início Religião Funeral na quinta-feira, Papa Francisco preside às celebrações

Funeral na quinta-feira, Papa Francisco preside às celebrações

56
0

O funeral do papa emérito Bento XVI realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 9:30 locais (08:30 GMT) numa celebração presidida pelo Papa Francisco, anunciou hoje a Santa Sé.

O corpo de Bento XVI, que morreu hoje aos 95 anos, estará exposto na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira, confirmou o assessor de imprensa Matteo Bruni, citado pela AFP, acrescentando que Joseph Ratzinger tinha recebido a extrema unção – o sacramento dos enfermos – pouco antes da sua morte.

Joseph Ratzinger nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, e foi Papa entre 2005 e 2013.

Publicidade

Ratzinger tornou-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.

Os abusos sexuais a menores por padres e o “Vatileaks”, caso em que se revelaram documentos confidenciais do papa, foram casos que agitaram o seu pontificado.

Bento XVI ordenou uma inspeção às dioceses envolvidas, classificou os abusos como um “crime hediondo” e pediu desculpa às vítimas.

Durante a viagem a Portugal, em maio de 2010, Bento XVI disse que “o perdão não substitui a justiça”.

O papa emérito Bento XVI resignou ao pontificado por motivos de saúde, em 11 de fevereiro de 2013, a dois meses de comemorar oito anos no cargo, passando a emérito da diocese de Roma.

Artigo anteriorPelo menos uma dezena de explosões ouvidas em Kiev
Próximo artigoRatzinger será enterrado numa cripta na Basílica de São Pedro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui