Início Política Washington e Pequim relançam cooperação bilateral

Washington e Pequim relançam cooperação bilateral

33
0

A Casa Branca anunciou hoje que os Estados Unidos e a China, os dois maiores emissores mundiais de dióxido de carbono, vão retomar a cooperação para fazer face à crise climática.

A decisão de retomar a cooperação, interrompida no verão passado devido a tensões entre os dois países sobre Taiwan, foi tomada na sequência do encontro entre os presidentes norte-americano, Joe Biden, e chinês, Xi Jinping, realizado em Nusa Dua, na Indonésia, na véspera do início da cimeira do G20.

As duas grandes potências concordaram em retomar o trabalho tendo como pano de fundo os “desafios transnacionais”, citando as alterações climáticas como o primeiro deles, indicou a Casa Branca num comunicado.

Publicidade

“Os dois líderes concordaram em pedir aos altos funcionários que mantenham a comunicação e aprofundem os esforços construtivos sobre essas e outras questões”, acrescentou.

A cooperação entre os dois maiores emissores de dióxido de carbono do mundo, no entanto, foi crucial para alcançar o progresso em quase 30 anos de negociações climáticas sob a égide da ONU, em particular as que levaram ao histórico acordo de Paris, em 2015.

Mas as relações degradaram-se depois de, em agosto, a líder do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, ter visitado oficialmente Taiwan e de os Estados Unidos terem proibido a venda de semicondutores (‘chips’) da mais avançada tecnologia para a China.

A China foi um dos principais atores no sucesso do acordo de Paris e tem também um papel crucial na COP27, que decorre no Egito, dada a dimensão da população (1.400 milhões de habitantes) e a força económica, que consome muitos recursos.

Xi Jinping já prometeu que a China atingirá o pico de emissões de carbono até 2030 e será neutra em carbono até 2060.

Artigo anteriorMundial2022: Portugal arrancou preparação com 16 jogadores no treino
Próximo artigoSoldado russo preso em Kherson “disfarçado de civil”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui