Início Política Presidente do PE apoia Moldova na redução da dependência energética da Rússia

Presidente do PE apoia Moldova na redução da dependência energética da Rússia

33
0

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, reiterou hoje na Moldova o apoio europeu à redução da dependência moldava de importações energéticas russas e no combate à desinformação.

Numa conferência de imprensa em Chisinau com a Presidente moldava, Maia Sandu, Metsola disse “em nome de todos os eurodeputados”, que a UE apoia e apoiará a Moldova a “diversificar os seus mercados de recursos energéticos”.

“Asseguro-vos que estamos prontos a fazer mais, a avançar mais rapidamente, não só porque existe vontade política, mas também porque é uma instituição que sempre apoiou o país, dando-lhe o seu total apoio”, afirmou.

Publicidade

Metsola salientou ainda o facto de a desinformação ser “um risco presente em toda a Europa, que cria, sem dúvida, instabilidade” e que a instituição que lidera está a “trabalhar em conjunto com o parlamento de Chisinau para uma democracia transparente”.

A visita de Metsola teve lugar no dia seguinte a uma visita de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Maia Sandu agradeceu, por sua vez, aos “amigos no Parlamento Europeu por apoiarem a esperança” do país.

“A integração europeia é o único caminho para um desenvolvimento pacífico do nosso país”, disse a Presidente moldava na conferência de imprensa na capital moldava.

“O Parlamento Europeu foi a primeira instituição a dizer claramente e em voz alta que apoia o nosso estatuto de país candidato (à União Europeia). Escolhemos a adesão como um caminho para a liberdade. Exigirá trabalho e cooperação. Este apoio tem vindo através da aprovação de programas de financiamento”, disse a chefe de Estado.

“Os eurodeputados sempre estiveram do nosso lado quando grupos oligárquicos quiseram destruir o sonho europeu”, adiantou.

Artigo anteriorPortugal goleia Haiti na preparação para ‘play-off’ de acesso ao Mundial2023
Próximo artigoMagnussen surpreende na Fórmula 1 com primeira ‘ pole’ da carreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui