Início Sci-Tech Ciência Prémio de Inovação J. Norberto Pires atribuído a projeto de tubo-guia biodegradável para...

Prémio de Inovação J. Norberto Pires atribuído a projeto de tubo-guia biodegradável para regeneração de nervo periférico

81
0

O projeto NerveGen, de produção (por impressão 3D) de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica, é o vencedor da 1.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, atribuído pela Universidade de Coimbra (UC). O galardão foi entregue esta quarta-feira, dia 9, a Jorge Coelho, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, responsável pelo projeto, durante o evento Inovação@UC, realizado no Convento São Francisco (Coimbra).

O projeto NerveGen procura dar resposta ao problema da perda de funções sensoriais e motoras de pessoas que sofreram lesões dos nervos periféricos (devido, por exemplo, a acidentes rodoviários ou laborais, tumores ou infeções virais), com grande impacto na sua qualidade de vida e produtividade. A equipa liderada por Jorge Coelho desenvolveu uma formulação revolucionária (entretanto patenteada) para a produção – por impressão 3D – de pequenos tubos-guia, de dimensão adaptável, que fazem a ligação e permitem a reconexão das duas extremidades de um nervo lesionado [cortado].

Esta proposta de tubo-guia, já testada em animais, apresenta vantagens claras face às soluções existentes até aqui para dar resposta a lesões nervosas do género: possui resistência estrutural à sutura, não produz subprodutos tóxicos, é flexível e tem excelente integridade estrutural, transparência, permeabilidade, facilidade de armazenamento à temperatura ambiente, e poderá ser produzida de acordo com as necessidades especificas de cada paciente.

Publicidade

“O projeto NerveGen é um exemplo claro do que deve ser a produção científica da Universidade de Coimbra: inovadora, distintiva e orientada para o bem comum. Apesar da riqueza, variedade e qualidade das muitas candidaturas a concurso, dificilmente poderíamos encontrar um vencedor mais apropriado para recordar e homenagear o legado científico que o Professor Doutor Norberto Pires nos deixou”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que presidiu ao júri que atribuiu o galardão.

“Este prémio é uma razão de grande orgulho e satisfação para o Conselho Geral da UC, que propôs a sua criação em homenagem ao Professor e Conselheiro Norberto Pires como um tributo e uma homenagem a alguém que liderou a afirmação da UC no campo da inovação. Trata-se, em simultâneo, de um tributo ao Professor e Conselheiro Norberto Pires, que nos deixou precocemente, mas deixou na UC uma marca indelével no âmbito da inovação, e de um estímulo ao empreendedorismo e inovação, reconhecendo o mérito e o impacto de iniciativas de inovação na Universidade de Coimbra”, afirma a Presidente do Conselho Geral da UC (entidade que propôs a criação da distinção) e vice-presidente do júri, Gabriela Figueiredo Dias.

“É um enorme orgulho para o grupo de investigação receber este reconhecimento da Universidade de Coimbra, que reflete o trabalho de um conjunto de investigadores durante vários anos. O desenvolvimento de projetos inovadores com impacto social é um pilar decisivo para a afirmação da Universidade”, refere, por sua vez, Jorge Coelho. 

O Prémio Inovação J. Norberto Pires visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, funcionários, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra (ou que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional a esta instituição), constituindo uma homenagem ao Professor Doutor Joaquim Norberto Pires, pela sua excecional contribuição para a inovação na Universidade de Coimbra. O galardão, entregue anualmente, contempla a atribuição de um diploma e uma recompensa no valor de 6.000 euros.

Artigo anteriorBenfica visita Estoril Praia para a Taça em busca de 24.º jogo sem perder
Próximo artigoCantora brasileira Gal Costa morre aos 77 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui