Início Religião Papa lamenta crianças mortas e convida Kiev a tomar “decisões para a...

Papa lamenta crianças mortas e convida Kiev a tomar “decisões para a paz”

58
0

O papa Francisco lamentou todas as crianças mortas na Ucrânia e convidou Kiev a tomar “decisões com visão de futuro para a paz”, numa carta enviada ao povo ucraniano, nove meses após o início da guerra.

“Quantas crianças foram mortas, feridas ou órfãs, arrancadas das suas mães! (…) Como não sentir angústia por elas e por aqueles, jovens e velhos, que foram deportados. A dor das mães ucranianas é incalculável”, assinala o líder da Igreja Católica na carta publicada pela assessoria de imprensa do Vaticano.

“O dever de governar o país em tempos trágicos e de tomar decisões com visão de futuro para a paz é de rigidez”, acrescenta.

Publicidade

O sumo pontífice escreve ainda que “chora” com todos os ucranianos “por cada pequenino que, por causa da guerra, perdeu a vida”.

“Agora estão no seio de Deus, veem a sua angústia e rezam para que acabe”, observou Francisco.

O papa, num outro ponto da carta, lembra também os jovens, que, “para defender bravamente” a pátria, tivera de colocar “as mãos nas armas em vez dos sonhos que cultivaram para o futuro”.

Em seguida, o chefe de Estado do Vaticano citou as mulheres que perderam os maridos e das idosas que foram lançadas para a “noite escura da guerra”.

No sábado, na Basílica de Santa Sofia, em Roma, será comemorado o Holodomor, a Grande Fome ordenada por Estaline que provocou milhões de mortes na Ucrânia Soviética entre 1932 e 1933.

O papa recordou na audiência geral de quarta-feira o genocídio de cerca de sete milhões de ucranianos, cazaques e caucasianos do norte.

Depois de o crime ter sido reconhecido pela ONU em 2003 e pelo Parlamento Europeu em 2008, o parlamento ucraniano definiu-o como genocídio e decidiu comemorá-lo oficialmente no quarto sábado de novembro.

Artigo anteriorNo Agrupamento de Escolas de Vagos convivem alunos de 27 nacionalidades
Próximo artigoPresidente da República promulga diploma sobre carreira dos enfermeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui