Início Sci-Tech Astronomia Dachser entrega grua gigante para missão espacial nos EUA 

Dachser entrega grua gigante para missão espacial nos EUA 

75
0

Grua de 16 metros de comprimento foi transportada pela multinacional desde a Alemanha até aos Estados Unidos da América

As equipas da DACHSER Air & Sea Logistics em Boston e em Colónia começaram, em setembro de 2021, a planear meticulosamente o transporte de uma grua colossal extra-longa. Os planos passavam por enviar a grua, juntamente com o seu chassis, da Alemanha para os Estados Unidos da América – país a partir do qual iria completar a sua viagem por estrada até chegar a Houston –, onde o objetivo final seria, nada mais nada menos, do que servir de apoio à construção de um foguetão espacial.

“Tínhamos praticamente concluído todo o planeamento, desde a recolha da secção da grua com mais de 16 metros de comprimento, incluindo chassis em Krefeld e o transporte para Bremerhaven até à expedição para os EUA, com subsequente transporte por camião para Houston. Posteriormente, o chassis vazio deveria ser transportado de volta para a Alemanha”, recorda Hans-Ulrich Brüggemann, project manager da DACHSER Air & Sea Logistics, em Colónia. No entanto, e apesar de tudo parecer estar a correr como o previsto, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) não concedeu a aprovação do transporte do chassis do camião dentro dos Estados Unidos.

Publicidade

A flexibilidade é primordial

Perante este contratempo, Brüggemann e a equipa em Boston tiveram de elaborar novos planos. “Muito do nosso trabalho está relacionado com a flexibilidade. Estamos constantemente à procura das melhores soluções para os nossos clientes, pelo que, muitas vezes, temos de pensar através de várias abordagens e considerar diferentes opções. Por vezes, um plano que parece plausível simplesmente não funciona”, afirma o responsável.

A grua gigante acabou por viajar de Löbau, na Saxónia, para Bremerhaven numa plataforma, em vez de no chassis. Ali, foi recarregada num reboque MAFI – um reboque pesado que é particularmente adequado para o transporte de cargas longas –, embarcou num navio RoRo para Galveston, no Texas, e, finalmente, conseguiu chegar ao seu destino final, em Houston. Tratou-se de uma nova solução que permitiu que o transporte da grua para construção do foguetão espacial fosse realizado com sucesso e que, apesar de todas as contrariedades, foi concluído dentro do prazo previsto.


A Dachser é um dos maiores operadores mundiais de logística e transporte de mercadorias, que oferece aos seus clientes uma vasta gama de soluções logísticas, através da sua própria rede global de transportes, com serviços de armazenamento e soluções TI integradas, à medida de cada negócio. Em 2021, a Dachser obteve uma receita líquida consolidada de 7,1 mil milhões de euros. Com 31.800 colaboradores, distribuídos pelas 376 filiais em todo o mundo, a Dachser geriu um total de 83,6 milhões de envios e 42,8 milhões de toneladas. A Dachser está presente na Península Ibérica através de duas áreas de negócio: a Dachser European Logistics, dedicada ao transporte terrestre e soluções logísticas integradas, e a Dachser Air & Sea Logistics, dedicada ao transporte aéreo e marítimo. Os serviços da Dachser Iberia incluem soluções de armazenamento e distribuição, serviços específicos para carga parcial e completa e outros serviços especializados para a indústria química e bricolage, decoração e jardinagem. Em 2021, com um crescimento de 17,8 por cento, a Dachser Iberia voltou a posicionar-se como uma das regiões mais importantes para a multinacional, alcançando cerca de 758 milhões de euros em volume de vendas. Com 66 centros logísticos e 2.932 profissionais, foram realizados mais de 17,1 milhões de envios e transportadas 3,2 milhões de toneladas.

Artigo anteriorAlunos bloqueiam entrada da escola Antonio Arroio pelo fim dos combustíveis fósseis
Próximo artigoAGIR revela videoclipe de “Quero-te” na antevisão do concerto de apresentação de “Cantar Carneiros” no São Luiz 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui