Início Comunidades Santuário de Nossa Senhora de Fátima é “centro da portugalidade” na Venezuela...

Santuário de Nossa Senhora de Fátima é “centro da portugalidade” na Venezuela – Secretário de Estado

88
0

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Carrizal é um “centro da portugalidade” na Venezuela, afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

“É mais do que um local religioso, é o centro da portugalidade, porque aquilo que foi aqui construído não são só as paredes do santuário”, disse.

Segundo Paulo Cafôfo, trata-se de “um complexo que, além de muitas valências, que vão desde a parte cultural, a educativa ou do ensino da língua, a da arte e da criatividade é o centro da portugalidade de Portugal na Venezuela”.

Publicidade

“E, isso deve-se a esta comunidade, uma comunidade que, curiosamente, não subtraiu. Estamos a falar de portugueses que vieram para cá, para a Venezuela, mas que em vez de esquecerem Portugal, somaram Portugal à Venezuela”, frisou o político.

O dia da consagração, na quinta-feira, 13 de outubro, “é um dia que ficará na história, por esta obra ter sido inaugurada, num dia também tão simbólico para quem é católico e quem tem fé”.

“Porque esta inauguração feita pelo senhor cardeal [Baltazar Porras], com a presença da comunidade aqui, em peso, naquela que é a sua melhor característica, que é a união e a coesão, é um momento que jamais esquecerei e tenho muita honra de ter podido participar nesta cerimónia tão forte e com tanto sentimento”, disse.

E acrescentou: “Temos aqui uma soma de afetos, de vontades, uma soma até de linguística, de culturas, que muito nos orgulha, porque os portugueses sabem construir pontes e sabem agregar cultura”.

“E isso está aqui bem demonstrado neste ambiente entre portugueses, entre venezuelanos, que acaba por ser, eu diria, duas pátrias num só povo. E isso muito me satisfaz enquanto secretário de Estado das Comunidades”, concluiu.

Também de visita à Venezuela, o presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque, disse à Lusa que a obra do santuário é um exemplo “de determinação e resiliência”

“Uma emoção muito grande porque achei aquela obra um exemplo, por um lado, da fé da nossa comunidade e, por outro lado, da determinação e resiliência”, afirmou.

“A capacidade de trabalho e a conclusão desta obra corresponde, de facto, a um esforço titânico por parte da comunidade”, vincou Miguel Albuquerque.

O presidente do Governo da Madeira lembrou que esteve, há 12 anos, num arraial para angariar fundos para as obras do santuário, com a cantora Vânia Fernando.

“Foi nas fundações, e a obra está muito bonita e é uma demonstração de fé, e um exemplo da determinação e da capacidade de alcançar os objetivos que a nossa comunidade tem, mesmo perante as maiores adversidades do país”, reiterou.

Para Albuquerque, “a Venezuela conheceu diversos ciclos, inclusivamente a pandemia [da covid-19], o ciclo da recessão económica e mesmo assim conseguiu construir aquele santuário fantástico, uma obra que honra o trabalho, a coragem e a determinação, o esforço e a capacidade de resistência da nossa comunidade face às adversidades”.

As autoridades religiosas venezuelanas consagraram, na quinta-feira, o santuário de Nossa Senhora de Fátima em Carrizal, a sul de Caracas, uma réplica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

A construção do santuário foi uma iniciativa da comunidade portuguesa local, à qual se juntaram imigrantes de outras nacionalidades, nomeadamente libaneses e italianos, bem como venezuelanos.

Na obra, de 22 mil metros quadrados, foram investidos até agora 19,5 milhões de dólares (19,9 milhões de euros), sendo necessários mais três milhões para a conclusão, habilitar os salões de aulas de português, de uso múltiplo e uma casa de retiro espiritual. Por terminar estão ainda os salões de catequeses e a iluminação do estacionamento.

Artigo anteriorPortugal vai jogar presença no Mundial feminino com Camarões ou Tailândia
Próximo artigoJeremy Hunt nomeado ministro das Finanças britânico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui