Início Comunidades PR/EUA: Marcelo termina hoje visita às comunidades emigrantes da Costa Oeste

PR/EUA: Marcelo termina hoje visita às comunidades emigrantes da Costa Oeste

56
0
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo (E), momentos antes de lançar a bola de saída do jogo entre as equipas dos Giants vs Colorado Rockies, San Francisco, Califórnia, Estados Unidos, 27 de setembro de 2022. Marcelo Rebelo de Sousa visita entre os dias 24 e 28 a comunidade portuguesa que vive na Costa Oeste dos EUA. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina hoje na Área da Baía de São Francisco a visita de cinco dias às comunidades emigrantes e lusodescendentes da Costa Oeste dos Estados Unidos da América.

Nesta visita à Califórnia, iniciada no sábado, Marcelo Rebelo de Sousa passou pelos principais centros da emigração portuguesa neste estado: San Diego, Los Angeles, a região agrícola do Vale de São Joaquim, onde nunca tinha estado um Presidente português, São José e São Francisco.

Na Área da Baía de São Francisco, foi também à Universidade de Stanford, em Palo Alto, e aos condados vinícolas de Sonoma e Napa Valley, onde há uma fábrica da Corticeira Amorim.

Publicidade

Hoje, o chefe de Estado continuará nos arredores de São Francisco, para assistir à colocação da primeira pedra de um monumento aos produtores de laticínios portugueses de Tiburon, no condado de Marin, do lado de lá da ponte Golden Gate.

O último ponto do programa é um passeio em Sausalito, cidade geminada com Cascais, também no condado de Marin.

Acompanharam Marcelo Rebelo de Sousa nesta deslocação à Califórnia, prometida desde 2018, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e os deputados Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, João Moura Rodrigues, do PSD, Rui Paulo Sousa, do Chega, e Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE.

A Califórnia é o estado norte-americano mais populoso e mais rico – se fosse um país seria a quinta maior economia do mundo – e com o maior número de cidadãos de origem portuguesa: acima de 300 mil segundo os censos oficiais.

A emigração portuguesa para a Costa Oeste norte-americana remonta ao século XIX e é maioritariamente oriunda dos Açores.

A última visita de um Presidente português à Califórnia tinha sido em 2011, com Cavaco Silva, que esteve em São José e São Francisco. Antes, em 1989, Mário Soares visitou estas e outras localidades da Área da Baía de São Francisco e esteve também em San Diego e Los Angeles.

Artigo anteriorLuxemburgo: Controlos de velocidade (28 setembro)
Próximo artigoCoreia do Norte faz teste de míssil na véspera da viagem de Kamala Harris a Seul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui