Início Culturas Cinema Filme “Lobo e Cão” de Cláudia Varejão conquista prémio em Veneza

Filme “Lobo e Cão” de Cláudia Varejão conquista prémio em Veneza

63
0

O filme “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, conquistou o prémio principal da competição “Dias dos Autores”, paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou hoje o júri.

O juri foi presidido pela realizadora Céline Sciamma, com a colaboração de Karel Och, e classificou o filme como “hipnotizante” e “importante”, numa sessão de deliberação transmitida ‘online’.

“Lobo e Cão” foi rodado em São Miguel, nos Açores, onde a realizadora Cláudia Varejão tinha estado em 2016, em residência artística, no Pico do Refúgio.

Publicidade

Aquele espaço, situado em Rabo de Peixe, proporcionou-lhe “uma primeira entrada na ilha por uma vila muito particular, com características muito singulares, muito difíceis, socialmente, economicamente, a vários níveis”, contou a realizadora à agência Lusa no início de 2021, nos Açores.

O filme “foi escrito a partir da experiência de uma série de jovens que conheci aqui na ilha, da minha própria experiência de quando fui jovem, e que ainda tenho em mim – trazemos todas a idades dentro de nós”, disse.

Segundo Cláudia Varejão, o filme aborda questões humanas “que têm um pulsar muito visível e muito forte na juventude”, nomeadamente “a sexualidade, o desejo de transgredir – e transgredir, seja socialmente, como o próprio território, portanto, atravessar a linha do horizonte –, as questões emocionais e afetivas, as questões profissionais, as questões familiares, as questões morais”.

“Lobo e Cão”, rodado com elenco local, ganha ainda uma outra dimensão, por mostrar “como é que é ser jovem num território cercado pelo mar e, nestes contextos em particular, contextos com bastantes dificuldades económicas e sociais, a ideia de atingir outros lugares, outros conhecimentos, para concretizar o sonho, está mais comprometida”.

Cláudia Varejão é autora de curtas e longas-metragens, entre as quais “Falta-me”, “Luz da Manhã”, “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”, sobre a Companhia Nacional de Bailado, e os recentes “Ama-san”, rodado no Japão, e “Amor Fati”.

“Lobo e Cão” é uma produção da Terratreme com a francesa La Belle Affaire.

O Festival de Cinema de Veneza, que contou ainda com o filme “A noiva”, de Sérgio Tréfaut, na competição da secção “Horizontes”, termina no sábado.

Artigo anteriorRoger Schmidt crê que Benfica vai mostrar qualidade do plantel em Famalicão
Próximo artigoMilhares saúdam Carlos III à chegada ao palácio de Buckingham

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui