Início Atualidade Crise/Inflação: Governo preparado para estudar medidas na habitação

Crise/Inflação: Governo preparado para estudar medidas na habitação

0
Crise/Inflação: Governo preparado para estudar medidas na habitação
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, durante uma conferência de imprensa para explicar as medidas do plano de resposta ao aumento de preços, em Lisboa, 06 de setembro de 2022. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno santos, afirmou hoje que o Governo está a acompanhar a pressão da subida dos juros no rendimento das famílias e “preparado para estudar medidas”.

Pedro Nuno Santos falava numa conferência de imprensa com os ministros das Finanças, Trabalho e Ambiente para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa, aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros.

Sublinhando o elevado número de pessoas que em Portugal contraiu crédito para comprar uma casa, o ministro das Infraestruturas e da Habitação afirmou que o Governo está “atento” à pressão que a subida dos juros está a ter no rendimento das famílias e a estudar medidas.

“Estamos a acompanhar, estamos a estudar medidas dentro do que são as possibilidades do país e quando se justificar diremos alguma coisa em concreto sobre esta matéria”, disse o ministro, acrescentando que o facto de neste pacote de medidas agora conhecido não haver ápios dirigidos aos proprietários, isso “ão quer dizer que não estejam “atentos a mais esta pressão muito significativa sobre o orçamento da maioria das famílias que em Portugal são proprietárias [de casa] com dívida à banca”.

“Não ignoramos esse problema, estamos a acompanhar a pressão que o aumento das taxas de juro possa ter no rendimento das famílias, não só a acompanhar como preparados para estudar medidas”, referiu acentuando que medidas como a moratória que esteve em vigor durante a pandemia dificilmente poderão ser recuperadas já que foram desenhadas num contexto europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui