Início Culturas Cinema Filme de Marco Martins no festival de cinema de San Sebastian

Filme de Marco Martins no festival de cinema de San Sebastian

36
0

O filme “Great Yarmouth – Provisional Figures”, do realizador português Marco Martins, estará em competição no festival de cinema de San Sebastian, em setembro, em Espanha, anunciou hoje a organização.

“Great Yarmouth – Profisional Figures” é um projeto de longa duração de Marco Martins, criado com a comunidade portuguesa que vive em Great Yarmouth, na costa este de Inglaterra, e começou por ser uma peça de teatro, estreada em 2018 no Festival de Norfolk e Norwich, no Reino Unido, e meses depois em Portugal.

Com o filme, cuja rodagem esteve interrompida por causa da pandemia da covid-19, Marco Martins propôs-se retratar a atualidade política e a dinâmica pessoal e comunitária entre portugueses e ingleses e “constrói uma narrativa sobre a decadência desta cidade costeira inglesa”, refere a produtora Uma Pedra no Sapato.

Publicidade

“O filme é uma reflexão sobre as consequências das sucessivas crises económicas e das alterações que estas provocaram na liberalização selvagem do mundo do trabalho”, sublinhou.

O título “Provisional Figures” remete para a designação estatística oficial de imigrantes, em situação indefinida ou provisória, no Reino Unido.

Segundo a produtora, a ação do filme desenrola-se em 2019, três meses antes da saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’), e é protagonizada pela atriz Beatriz Batarda, no papel de uma mulher que, com o seu marido inglês, “ajuda as fábricas locais a recrutar trabalhadores portugueses e a instalá-los nos decadentes hotéis da Golden Mile”.

Além de Beatriz Batarda, o filme conta com as interpretações de Kris Hitchens, Nuno Lopes, Rita Cabaço, Romeu Runa e vários trabalhadores portugueses e habitantes de Great Yarmouth, com quem Marco Martins foi trabalhando ao longo do processo criativo.

O argumento de “Great Yarmouth – Profisional Figures” é de Marco Martins e do escritor Ricardo Adolfo, e a fotografia é de João Ribeiro.

A produção é de Uma Pedra no Sapato, em coprodução com França e Reino Unido.

“Great Yarmouth – Profisional Figures” foi selecionado para a competição internacional do festival de cinema de San Sebastian, que decorrerá de 16 a 24 de setembro, em Espanha.

Artigo anteriorPortugal acolhe prova de abertura do Mundial de MotoGP em 2023
Próximo artigoKiev começou “retirada obrigatória” de civis de Donetsk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui