Início Comunidades Secretário de Estado das Comunidades visita EUA para reforçar ligações com Portugal 

Secretário de Estado das Comunidades visita EUA para reforçar ligações com Portugal 

68
0

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia na quarta-feira uma visita oficial aos Estados Unidos, onde os emigrantes estão tão bem integrados que o desafio passa por impedir um desligamento com a sua identidade portuguesa, disse o governante.

Trata-se de “uma comunidade que tem mostrado ao longo dos anos uma capacidade inovadora, uma iniciativa fora do comum e uma coragem real para enfrentar as dificuldades”, disse Paulo Cafôfo à agência Lusa.

Nesta visita, o governante espera realçar os “êxitos” da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, mas também “as suas dificuldades que enfrentaram e continuam a enfrentar”.

Publicidade

“O desafio que temos nesta nossa comunidade, que está muito bem integrada, e com uma assimilação com a comunidade norte-americana, é que essa boa integração não signifique um desligar com a sua identidade portuguesa”, frisou.

A deslocação oficial do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas arranca na quarta-feira, com a sua participação na sessão de abertura e numa mesa-redonda do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de África, que decorre na sede da ONU, em Nova Iorque.

Segundo Paulo Cafôfo, o objetivo do evento passa por encorajar todos os Estados-membros “a participarem, de uma forma convicta, neste desiderato coletivo que é o de mobilizar governos, instituições financeiras internacionais, banca, setor privado, sociedade civil” no desafio de “dar ao continente africano o desenvolvimento que necessita e os povos anseiam”.

“Portugal está comprometido, até pela relação que tem com muitos países deste continente, em dar o seu contributo para que tal seja possível”, adiantou.

No mesmo dia, o governante visita o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque e tem agendada uma reunião com líderes da comunidade e entidades oficiais, em Nova Iorque.

“A valorização da relação dessa comunidade com Portugal faz-se através destes contactos com os representantes das comunidades portuguesas, passando por académicos, cientistas, investigadores, empresários e dirigentes associativos”, disse.

O segundo dia da visita começa com uma visita ao Consulado-Geral de Portugal em Newark, antes de um passeio pela Ferry Street (Ironbound) e uma visita ao Sport Clube Português.

Segue-se uma visita ao Portuguese Instructive Social Club – PISC de Elizabeth, que inclui uma visita à escola e ao museu e encontros com dirigentes associativos e portugueses eleitos dessa área.

Na sexta-feira, Paulo Cafôfo visitará o Consulado-Geral de Portugal em New Bedford, a Discovery Language Academy e o Clube madeirense S.S. Sacramento, bem como o Museu da Madeira.

Para sábado, último dia da visita, está marcado um encontro com representantes da comunidade portuguesa em Peabody e um outro com académicos, cientistas e investigadores portugueses e visita à instalação de Joana Vasconcelos “Valkyrie Mumbet” no MassArt Art Museum, em Boston.

À tarde decorrerá um encontro com a comunidade portuguesa no Clube Desportivo Faialense, antes de uma visita ao Consulado-Geral de Portugal em Boston.

Esta deslocação do secretário de Estado das Comunidades enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”.

A ação tem como objetivo reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao país de origem e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da diáspora.

Artigo anteriorIncêndios: MAI pede “consenso político alargado” para os próximos 20 anos
Próximo artigoMúltiplos incêndios devido ao calor deixam bombeiros de Londres sob pressão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui