Início Desporto Andebol Portugal bate Espanha no Europeu de andebol de sub-20

Portugal bate Espanha no Europeu de andebol de sub-20

156
0

Portugal bateu hoje a Espanha por 36-35, no último jogo da ronda preliminar do Europeu de andebol de sub-20, em Gondomar, fechando esta fase só com vitórias.

Um remate de Francisco Costa, melhor marcador do jogo, com 14 golos, a três segundos do fim, selou o terceiro triunfo da seleção lusa, que já tinha batido Polónia (41-31) e Noruega (26-35) e vai para a fase seguinte com dois pontos.

A formação das ‘quinas’ entrou bem e conseguiu adiantar-se no marcador (1-4), mas depois Espanha reagiu e fez um parcial de 4-0, mostrando assim o seu valor e aproveitando também duas perdas de bola do selecionado português no ataque.

Publicidade

Francisco Costa empatou de livre de sete metros, mas o jogo tinha virado e daí até ao intervalo os espanhóis estiveram quase sempre na frente do marcador, ainda que por margens curtas.

Os sete metros, todos convertidos por Francisco Costa, e as intervenções de Diogo Rema disfarçaram os problemas que Portugal sentiu ante um opositor muito organizado e forte a nível defensivo.

Portugal foi para intervalo a perder (16-15), o que aconteceu pela primeira vez neste Europeu, porque cometeu vários erros ofensivos e lidou mal tanto com a agressividade defensiva como com as saídas rápidas da Espanha para o ataque.

Francisco Costa, que foi o melhor marcador do encontro, com 14 golos apontados, fez o 16-16 logo a abrir a segunda parte, e com isso deu o mote para uma exibição mais consistente da seleção portuguesa tanto no plano atacante como no defensivo.

A Espanha manteve a sua pressão defensiva e dificultou a fluência do jogo português, tendo Portugal respondido bem e com muito mais segurança.

Martim Costa (10 golos) juntou-se ao irmão Francisco na tarefa goleadora, o pivô Ricardo Brandão acompanhou-os bem e a Espanha começou a ficar para trás, razão pela qual conseguiu uma vantagem de quatro golos (25-29).

Os espanhóis não se ficaram, conseguiram um parcial de 3-0 e assim colocaram o resultado em 28-29 e reabriram, assim, a discussão sobre o resultado.

Apoiados pelo público, que hoje quase lotou o recinto, ao contrário do que se verificara nos dois jogos anteriores, os jogadores portugueses procuraram resistir à forte pressão espanhola e conseguiram manter-se na frente até aos minutos finais.

O pivô Nuno Queirós foi excluído já com o fim do jogo à vista e a emoção ao rubro, a Espanha empatou (34-34), Martim Costa recolocou Portugal na frente (34-35), a Espanha empatou novamente e Ricardo Brandão acertou no poste na pior altura possível, com menos de um minuto para jogar.

A Espanha podia ter aproveitado a posse de bola para marcar e saltar para a frente, mas desperdiçou a oportunidade e Portugal ficou com a oportunidade de vencer este jogo equilibrado e foi Francisco Costa que decidiu a favor das cores portuguesas, com um remate feliz a três segundos do fim.

Jogo no Pavilhão Desportivo Municipal de Gondomar

Espanha – Portugal, 35-36.

Ao intervalo: 16-15.

Com arbitragem dos sérvios Marko Boricic e Dejan Markovic, as equipas alinharam e marcaram:

– Espanha (35): Roberto Calatayud, Javier Moreno (4), Jan Aregay (4), Antonio Llamazares (8), Bruno Massana (2), Alex Lodos Garcia (1) e Arnau Guzman (1). Jogaram ainda Eneko Maiz, Julen Pagazartundua, Marti Biescas (6), Julen Satiango (2), Daniel Rodriguez (2), Gorka Marcos (2), Daniel Jimenez, Artur Ibanez (3), Alex Garcia e Carlos Dominguez.

Selecionador: Rodrigo Calvo.

– Portugal (36): Diogo Rema, Tiago Teixeira (1), Francisco Costa (14), Nuno Queirós (2), Miguel Oliveira, Martim Costa (10), Pedro Oliveira e Miguel Oliveira. Jogaram ainda André Sousa (1), Gabriel Viana (1), João Gomes (2), Gabriel Cavalcanti, Ricardo Brandão (5), Nilton Melo e Francisco Oliveira (gr).

Selecionador: Carlos Martingo

Assistência: cerca de 2.500 espetadores.

Artigo anteriorIncêndios: Nove aldeias evacuadas e cerca de 2.500 hectares ardidos desde quinta-feira
Próximo artigoSkatista Bruno Serna vence Red Bull Lisboa Conquest

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui