Início Incêndios Incêndios: Seis distritos de Portugal continental em alerta laranja

Incêndios: Seis distritos de Portugal continental em alerta laranja

91
0

Seis distritos de Portugal continental vão estar em alerta laranja, o segundo mais elevado, a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal, anunciou hoje a Proteção Civil.

Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Santarém são os seis distritos, disse o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, adiantando que os restantes 12 distritos estarão em alerta amarelo, o terceiro mais elevado.

André Fernandes falava aos jornalistas na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras.

Publicidade

Por causa do risco acrescido de incêndios florestais, devido ao calor extremo, Portugal continental vai estar em estado de alerta entre as 00:00 de sexta-feira e as 23:59 de 15 de julho.

Segundo a Proteção Civil, o alerta laranja corresponde a situação de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.

Durante este período, o dispositivo de combate a incêndios será reforçado com 535 bombeiros que estarão nas zonas com maior probabilidade de haver danos causados por ignições.

André Fernandes referiu ainda que haverá maior vigilância e capacidade de intervenção por parte da GNR e de elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O responsável pediu às pessoas para que tenham comportamentos adequados como evitar fazer fogueiras para que se possa ter “um nível de ignição o mais reduzido possível”.

A Proteção Civil advertiu que “a situação é complexa devido às elevadas temperaturas”, mencionando que ao final da tarde de hoje quatro incêndios florestais estavam ativos em Sever do Vouga, Ourém, Carrazeda de Ansiães e Guarda, que mobilizavam 1.045 operacionais e vários meios aéreos.

Artigo anteriorLiga Conferência: FC Differdange empata na estreia na Eslovénia
Próximo artigoFrancesa Justine Dupont em destaque nos prémios de ondas gigantes da WSL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui