Início Futebol Liga Portuguesa FC Porto e Sporting jogam primeiro ‘clássico’, Sporting-Benfica na 33.ª ronda

FC Porto e Sporting jogam primeiro ‘clássico’, Sporting-Benfica na 33.ª ronda

30
0
FC Porto's Pepe (C) in action against Sporting's Matheus Luiz (L) and Matheus Reis (R) during their Portuguese Cup second leg semi final soccer match, held on Dragao stadium, Porto, Portugal, 21st April 2022. ESTELA SILVA/LUSA

FC Porto, campeão em título, e Sporting, vice-campeão, protagonizam o primeiro ‘clássico’ da edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol logo à terceira jornada, no Estádio do Dragão, no Porto, ditou hoje o sorteio das competições profissionais.

Numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, ficou definido que o primeiro jogo entre ‘grandes’ vai colocar frente a frente ‘dragões’ e ‘leões’ no fim de semana de 20 e 21 de agosto, no reduto dos ‘azuis e brancos’.

De resto, os campeões nacionais vão ser anfitriões dos dois principais rivais na primeira volta do campeonato, já que também recebem o Benfica à 10.ª jornada, marcada para 22 e 23 de outubro.

Publicidade

Nos primeiros dias de 2023 será disputado o primeiro dérbi ‘eterno’ da I Liga, com o Benfica a receber o Sporting, no Estádio da Luz, na 16.ª jornada, em 14 ou 15 de janeiro.

Tendo em conta que, como habitualmente, a segunda volta da competição é um ‘espelho’ da primeira metade, os dois rivais lisboetas voltarão a defrontar-se na 33.ª e penúltima jornada, em maio do próximo ano.

Na segunda volta, Sporting e FC Porto jogam no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na 20.ª ronda, agendada para o fim de semana de 11 e 12 de fevereiro de 2023, enquanto o Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, será disputado na 27.ª ronda, em 07 ou 08 de abril de 2023.

Já o Sporting de Braga receberá os ‘leões’ logo à primeira jornada, visita o FC Porto na oitava ronda e será anfitrião do Benfica em 27 ou 28 de dezembro, na 14.ª jornada, que marcará o regresso da I Liga, após seis semanas de interrupção, devido à realização do Mundial2022, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Os ‘arsenalistas’ têm a receção ao eterno rival minhoto Vitória de Guimarães prevista para a quinta ronda, no início de setembro, ao passo que o dérbi portuense entre FC Porto e Boavista realiza-se à 13.ª jornada, em novembro, no Bessa.

A 89.ª edição da I Liga inicia-se no fim de semana de 06 e 07 de agosto e termina entre 27 e 28 de maio de 2023, sendo que os dois jogos do ‘play-off’, entre o 16.º classificado do escalão principal e o terceiro colocado da II Liga, estão previstos para 03 e 11 de junho do próximo ano.

Na última época, o FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 30.ª vez, ao terminar a I Liga portuguesa com um recorde de 91 pontos, para destronar o Sporting, segundo colocado, com 85, ao passo que o recordista de troféus Benfica fechou o pódio, com 74.

Artigo anteriorFC Porto arranca defesa do título de campeão da I Liga com receção ao Marítimo
Próximo artigoGuarda-redes Franco Israel assina contrato de cinco épocas com o Sporting

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui