Início Atualidade Fenómenos da Natureza Evento de 3,0 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Evento de 3,0 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

91
0

Um sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha do Faial, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA revela que o abalo foi registado às 15:19 (mais uma hora em Lisboa), tendo o epicentro sido registado a cerca de 29 quilómetros do Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Capelo.

Publicidade

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Um nível III nesta escala diz respeito a um evento “fraco”, que pode ser “sentido dentro de casa”, e a sua “vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, lê-se no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Artigo anterior“Corrida” para substituir Boris Johnson ganha força com nove candidatos
Próximo artigoIncêndios: Nove aldeias evacuadas e cerca de 2.500 hectares ardidos desde quinta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui