Início Política Marcelo saúda “dinâmica” da agricultura portuguesa 

Marcelo saúda “dinâmica” da agricultura portuguesa 

93
0
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita à Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, 04 de junho de 2022. PAULO CUNHA/LUSA

O Presidente da República saudou hoje o “salto” dado pela agricultura portuguesa nos últimos anos e disse ser “muito motivador” poder tirar-se proveito da dinâmica do setor num momento em que existe uma guerra.

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou hoje a 58.ª Feira Nacional da Agricultura/68.ª Feira do Ribatejo, que decorre até dia 12 no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, chefiando uma comitiva que integrou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Instado a comentar declarações da ministra sobre a intenção de Portugal duplicar a sua produção de cereais, Marcelo disse que essa aposta “é uma boa notícia”, porque o país tem condições e “porque há uma situação e um contexto envolvente que convida a isso”.

Publicidade

Falando aos jornalistas a meio da visita à Feira da Agricultura, depois de cerca de duas horas de contactos com expositores e agricultores, o Presidente afirmou encontrar um certame “mais forte, mais virado para o futuro, mais dinâmico”, referindo-se à forte presença da tecnologia.

Este ano subordinada ao tema “Bem-vindo ao futuro”, a Feira Nacional da Agricultura (FNA) dá destaque à inovação e à tecnologia, dedicando o espaço dos claustros a uma mostra de exemplos do uso, pelo setor, da biotecnologia, da robótica e da inteligência artificial.

Para Marcelo, a evolução patente no certame deve-se, “em muito, ao mérito” dos agricultores e daqueles que os representam.

Além da presença de empresas da fileira agrícola e da exposição de raças autóctones, a FNA dedica um dos seus pavilhões a uma mostra do “melhor da produção nacional”, com realização de provas de degustação, dispondo, ainda, de espaços de restauração e momentos de reflexão e debate sobre temáticas agrícolas.

O programa inclui provas equestres, largadas de toiros, desfiles de campinos, animação com ranchos folclóricos e concertos, com David Carreira a atuar hoje à noite.

Artigo anteriorMulher baleada na cabeça em Arouca em estado grave no hospital de Gaia
Próximo artigoLenine Cunha eleito melhor atleta do mundo com deficiência inteletual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui