Início Política Reino Unido e Suécia assinam acordo de defesa mútua contra agressão

Reino Unido e Suécia assinam acordo de defesa mútua contra agressão

48
0

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a homóloga sueca, Magdalena Andersson, anunciaram hoje um acordo de defesa e proteção mútua em caso de agressão, antes da decisão da Suécia sobre a adesão à NATO.

Numa conferência de imprensa, Johnson especificou que, “se a Suécia fosse atacada e nos pedisse ajuda e apoio, nós dá-la-íamos. Mas cabe à Suécia fazer o pedido e especificar exatamente qual o apoio solicitado”. 

O acordo de segurança foi assinado em Harpsund, residência de campo da primeira-ministra sueca, onde o chefe de Governo britânico se deslocou hoje, antes de viajar para a Finlândia para firmar um acordo semelhante.

Publicidade

“A guerra na Ucrânia está a forçar-nos a tomar decisões difíceis, mas as nações soberanas devem ser livres para fazer essas decisões sem medo, influência ou ameaça de retaliação”, disse Boris Johnson.

As garantias mútuas de segurança com a Suécia e a Finlândia, que incluem partilha de informação e exercícios militares em conjunto, pretendem reforçar a defesa do norte da Europa perante a ameaça da Rússia.

Johnson também enfatizou o “apoio inabalável” do Reino Unido à política de “portas abertas” da NATO para as nações que desejam ingressar na aliança, o que a Suécia e a Finlândia têm estado a avaliar.

Ambas as nações fazem parte da Força Expedicionária Conjunta liderada pelo Reino Unido, que reúne 10 países no apoio à estabilidade e segurança no Atlântico Norte, na região do Mar Báltico e no Extremo Norte.

Artigo anteriorPortugal e Luxemburgo “totalmente de acordo” na UE e NATO – Marcelo
Próximo artigoJornalista da Al Jazeera morre ao ser atingida por tiros durante operação israelita na Cisjordânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui