Início Economia Bolsas Bolsa de Lisboa em alta com Galp e BCP a liderarem as...

Bolsa de Lisboa em alta com Galp e BCP a liderarem as subidas

153
0

A bolsa de Lisboa estava hoje em alta, com as ações da Galp Energia e do BCP a liderarem os ganhos, a subirem 2,68% para 9,88 euros e 2,15% para 0,19 euros.

Cerca das 09:00 em Lisboa, o principal índice da bolsa, o PSI20, avançava 1,23% para 5.532,32 pontos, com 17 ‘papéis’ a subirem e dois a manterem a cotação (Ramada Investimentos em 7,14 euros e Semapa em 12,16 euros).

Aos títulos da Galp Energia e do BCP seguiam-se os da EDP Renováveis e da Altri, que avançavam 1,61% para 18,28 euros e 1,60% para 5,72 euros.

Publicidade

No mesmo sentido, as ações da NOS e da Mota-Engil subiam 1,30% para 3,43 euros e 1,24% para 1,22 euros, respetivamente.

Na Europa, as principais bolsas negociavam hoje em alta, com as tensões na Ucrânia como pano de fundo, depois de Moscovo ter reconhecido a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk e ter enviado tropas para a zona.

Os mercados europeus estavam hoje em alta depois de uma sessão muito volátil na terça-feira, que se iniciou com fortes perdas, mas terminou em alta após a Rússia ter reconhecido a independência das repúblicas separatistas ucranianas pó-russas e enviado tropas para a zona.

Os EUA responderam ao “princípio da invasão” russa da Ucrânia, como a denominou o presidente norte-americano, Joe Biden, com duras sanções económicas e o reforço militar com tropas norte-americanas nos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia).

A Alemanha também decidiu bloquear a certificação do gasoduto Nord Stream 2 e o Reino Unido congelou os ativos dos principais bancos russos.

Neste contexto, Wall Street terminou com perdas na terça-feira e no mercado de matérias-primas, o Brent, que na terça-feira tocou máximos de 99,5 dólares por barril, estava hoje a cotar-se acima dos 96 dólares.

No plano macroeconómico, a única referência do dia vai ser a confirmação da taxa de inflação final da zona euro.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1336 dólares, contra 1,1334 dólares na terça-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 96,97 dólares, contra 96,84 dólares na terça-feira.

Artigo anteriorJogo sub-21 da Taça da AF Lisboa acaba com… 21 vermelhos
Próximo artigoUcrânia: Kiev apela a ucranianos a abandonarem a Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui