Início Futebol Liga dos Campeões Sporting de regresso às grandes noites, AC Milan reentra na luta

Sporting de regresso às grandes noites, AC Milan reentra na luta

190
0
Sporting player Pedro Goncalves (R) fights for the ball with Borrusia Dortmund player Marin Pongracic during the UEFA Champions League Group C soccer match at Alvalade Stadium in Lisbon, Portugal, 24 November 2021. TIAGO PETINGA/LUSA

O Sporting já está nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, depois de uma vitória histórica em Alvalade sobre o Dortmund, e o FC Porto perdeu em Liverpool, mas continua a depender apenas de si para seguir em frente.

Com o 3-1 ao Borussia Dortmund hoje à noite, os ‘leões’ fizeram o que precisavam para se fixarem no segundo lugar do seu grupo, atrás do ‘intratável’ Ajax, e regressam aos oitavos de final após uma ausência de 13 anos, então com Paulo Bento ao comando.

No grupo B, os ‘dragões’ caíram sem surpresas em Liverpool, por 2-0, ao mesmo tempo que o AC Milan surpreendia o Atlético em Madrid, por 1-0. O FC Porto passa com uma vitória sobre o campeão espanhol, mas até o empate pode chegar, se os italianos não ganharem o seu último jogo.

Publicidade

A ronda de hoje ‘carimbou’ o apuramento de Sporting, mas também de Manchester City, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Inter de Milão.

No grupo C, e já depois de mais uma vitória do Ajax – 2-1 sobre o Besiktas – o jogo de Lisboa era encarado como uma verdadeira ‘final’ pelas duas equipas, que entravam igualadas com seis pontos.

Passar a fase de grupos da ‘Champions’ era uma memória distante, da época 2008/09, e os pupilos de Ruben Amorim souberam estar à altura do momento, sobretudo graças a uma melhor eficácia na finalização.

O Borussia rematou mais e teve mais posse de bola, mas na hora da verdade foram os dois belos golos de Pedro Gonçalves (30 e 39) que colocaram Alvalade ao rubro. Aos 81, e já com o Sporting em superioridade numérica, por expulsão de Can, Pedro Gonçalves permitiu a defesa num penálti, mas o rápido Pedro Porro emendou, de cabeça, para o 3-0.

Na parte final o Borussia ainda conseguiu reduzir aos 90+3, através de Malen, mas não mais que isso, e segue para a Liga Europa.

Tão ‘intratável’ como Ajax e Bayern está o Liverpool, que com este expectável 2-0 ao ‘dragão’ em Anfield Road chega aos 15 pontos.

Thiago Alcântara, 52 minutos, e Mohamed Salah, aos 70, fizeram os dois golos da noite, com o Liverpool a prescindir de ‘acelerar’ muito e o FC Porto sem soluções, mais uma vez, para o histórico inglês.

O FC Porto beneficiou da derrota por 1-0 sofrida pelo Atlético de Madrid na receção ao AC Milan para se manter no segundo lugar da ‘poule’, com cinco pontos, mais um do que espanhóis e italianos, necessitando de vencer na última ronda na receção aos ‘colchoneros’ para não ficar dependente do resultado do jogo entre milaneses e Liverpool.

O brasileiro Junior Messias ‘gelou’ o Wanda Metropolitano de Madrid aos 87 minutos, com um golo que permite aos milaneses ainda ‘sonhar’.

No grupo A, o Manchester City bateu o Paris SG por 2-1, mas ambos festejam graças à ajuda do Leipzig, que goleou por 5-0 em Brugge.

Cinco portugueses estiveram em campo no estádio Etiahd – João Cancelo, Ruben Dias e Bernardo Silva (com uma assistência), pelo City, Nuno Mendes e Danilo pelos parisienses.

Kyliam Mbappé adiantou os gauleses, aos 50 minutos, após o que pelos locais ‘faturaram’ Sterling, aos 63, e Gabriel de Jesus, aos 76, a passe de Bernardo Silva.

Em Brugge, o Leipzig ‘esmagou’ por 5-0, com um dos golos a pertencer a André Silva.

Nkunku (12 e 90+3), Forsberg (17, de grande penalidade, e 45+1) e o luso (26) apontaram os tentos de uma goleada totalmente inesperada para quem nos quatro jogos anteriores só tinha somado um ponto.

O City reforça-se como líder e tem 12 pontos, o suficiente para ganhar o grupo, já que os parisienses estão com oito. Mais atrás, Leipzig e Brugge seguem com quatro.

De tarde vencedor do Shahktar Donestk por 2-0, só à noite o Inter ficou a saber que se apurava no grupo D, depois da vingança do Real Madrid em Tiraspol, com 3-0 sobre o Sheriff.

Alaba (30), Toni Kroos (45+1) e Benzema (55) marcaram os golos de uma vitória especialmente saborosa, após a vitória do Sheriff em Madrid, na segunda jornada.

Com a ‘lógica reposta’ na classificação do grupo, o Real Madrid atinge os 12 pontos e o Inter 10. Fora do apuramento, o Sheriff tem seis, mais cinco do que os ucranianos.

Artigo anteriorFC Porto perde em Liverpool mas continua firme na luta pelos ‘oitavos’ de ‘Champions’
Próximo artigoFC Porto perde no Pireu mas apura-se para os ‘oitavos’ da Taça CEV de voleibol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here