Início Cinema Filme de João Botelho vence prémio de cinema num festival em Itália

Filme de João Botelho vence prémio de cinema num festival em Itália

67
0

O filme ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’, do realizador João Botelho, a partir da obra de José Saramago, venceu o prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D’Oro, em Palermo (Itália).

“É comovente constatar que ainda se fala muito de cinema neste festival e que o Manoel de Oliveira também ganhou este prémio com o filme ‘A Carta’ [em 1999]. O meu filme é um tributo ao José Saramago e é uma honra para mim e para o cinema português ser reconhecido”, afirmou o cineasta, citado numa nota enviada pela sua assessoria à Lusa sobre o festival que decorreu em Palermo esta semana.

A película conta a história de um Portugal a preto e branco, quando em dezembro de 1935 Ricardo Reis (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) regressa ao país, após 16 anos no Brasil, assistindo no ano seguinte à ascensão dos totalitarismos na Europa. Após uma visita à sepultura de Fernando Pessoa, o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Ricardo Reis onde, durante meses, ambos refletem sobre a vida.

Publicidade

O júri do festival, liderado por Egle Palazzolo (presidente do Centro de Pesquisa de Ficção e Cinema), justificou a atribuição do prémio a João Botelho pela “clara força de inspiração” e por ter feito uma adaptação “com sabedoria e coragem” da obra de José Saramago.

‘O Ano Da Morte De Ricardo Reis’ conta com o ator brasileiro Chico Díaz no papel de Ricardo Reis e Luís Lima Barreto interpreta Fernando Pessoa. Do elenco fazem ainda parte Catarina Wallenstein, Rui Morisson, Victoria Guerra, Hugo Mestre Amaro e João Barbosa.

Artigo anteriorBelenenses SAD afasta Caldas da Taça de Portugal em jogo com oito golos
Próximo artigoMoreirense afasta Vitória de Guimarães da Taça de Portugal com lição de eficácia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here