Início Gastronomia Lombo de porco com citrinos e ervas aromáticas

Lombo de porco com citrinos e ervas aromáticas

348
0

Ingredientes

lombo de porco (comprido e estreito)800 g (1 unid.)alho6 dentes pimentão-doce1 c. de sobremesa pimenta de moinho q.b.tomilho fresco q.b.laranja (raspa e sumo)300 g (2 unid.)chalotas120 g (6 unid.)sementes de funcho1 c. de chá limão pequeno1 unid. coentros frescos q.b.funcho (bolbo)300 g (1 unid.)vinho branco 50 ml azeite 4 c. de sopa batata-doce 800 g curgete 300 galho em pó2 c. de chátomate mini em rama300 g

Preparação

Passo 1

Esfregue bem o lombo de porco com um dente de alho esmagado. Coloque num tabuleiro de forno e polvilhe com o pimentão-doce, pimenta moída na altura e algumas folhas de tomilho. Junte a raspa da casca e sumo de uma laranja, duas chalotas descascadas e cortadas em gomos finos. Salpique com as sementes de funcho. Cubra com película aderente e deixe marinar de um dia para o outro.

Publicidade

Passo 2

Corte a restante laranja e o limão em rodelas e num tabuleiro faça uma cama com as rodelas de laranja e limão alternadas e alguns pés de coentros. Por cima, coloque o lombo de porco e, à volta, disponha as restantes chalotas, descascadas e cortadas em gomos, os dentes de alho esmagados e o bolbo de funcho cortado em lâminas. Regue tudo com o vinho branco e três colheres de sopa de azeite.

Passo 3

Pré-aqueça o forno a 180 °C na função ar circulante.

Passo 4

Lave muito bem as batatas e golpeie-as em fatias sem as separar completamente. Corte a curgete em pedaços. Coloque as batatas e a curgete à volta da carne, regue com o restante azeite e polvilhe com o alho em pó, pimenta moída na altura e mais algumas folhas de tomilho. Leve ao forno durante cerca de 1 hora. Mais ou menos 10 minutos antes de terminar o tempo, coloque o tomate entre as batatas e leve de novo ao forno.

Passo 5

Na altura de servir, adicione mais tomilho fresco.

Artigo anteriorAssociação de lusodescendentes abre delegação em França para ser “ponte” na comunidade
Próximo artigoTerramoto de magnitude 6,5 ao largo da Nicarágua

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here