Início Política Autárquicas Autárquicas: PS perde Câmara de Coimbra e Santana Lopes volta a ganhar...

Autárquicas: PS perde Câmara de Coimbra e Santana Lopes volta a ganhar na Figueira, 20 anos depois – Sondagens

219
0
Pedro Santana Lopes (C) durante a cerimónia de apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal da Figueira da Foz, no Centro de Artes e Espaetáculos (CAE), na Figueira da Foz, 18 de julho de 2021. RUI MIGUEL PEDROSA/LUSA RUI MIGUEL PEDROSA/LUSA

O socialista Manuel Machado perdeu a presidência da Câmara de Coimbra e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes ganhou a da Figueira da Foz, segundo diversas projeções televisivas realizadas hoje à boca das urnas.

Segundo a projeção da Universidade Católica para a RTP, a vitória em Coimbra caberá à coligação Juntos Somos Coimbra (PPD/PSD.CDS-PP.NC.PPM.A.RIR.VP), liderada pelo ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, que obtém entre 42% a 47%, conseguindo entre 5 a 7 mandatos.

O atual presidente, o socialista Manuel Machado, terá conseguido entre 27 a 31%, o que lhe dará entre 4 a 5 mandatos.

Publicidade

O movimento Cidadãos Por Coimbra terá obtido entre 8 a 11%, conseguindo um mandato.

Também as projeções da CMTV (Intercampus) e da SIC (Metris GfK/Instituto de Ciências Socais/ISCTE), divulgadas às 21:00, dão vitória a José Manuel Silva em Coimbra.

De acordo com a CMTV, José Manuel Silva terá obtido entre 42,6% e 47,4% e Manuel Machado entre 28,2% e 32,6%, Jorge Gouveia Monteiro entre 28,2% e 32,6% e Francisco Queirós da CDu entre 5,8 e 9,4%.

O PSD conseguirá, segundo a sondagem da Intercampus para a CMTV, entre 5 a 7 mandatos em Coimbra, Manuel Machado entre 3 e 5, Jorge Gouveira Monteiro entre 3 e 5 e a CDU poderá eleger Francisco Queirós, que está entre 0 a 1 mandato.

Segundo a SIC, a vitória em Coimbra também cabe a José Manuel Silva, com entre 43,6% a 47,6%, tendo o PS de Manuel Machado obtido 28,9% a 32,9%. A sondagem divulgada pela SIC dá a Francisco Queirós (CDU) o terceiro lugar, com 6,2% a 9,2% dos votos, e ao movimento Cidadãos Por Coimbra, de Jorge Gouveia Monteiro, entre 5,2% a 8,2%.

Segundo a RTP, na Figueira da Foz, mais de 20 anos depois de ter sido presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes reconquistou a autarquia pelo movimento Figueira a Primeira (FAP), com 41 a 46% dos votos, conseguindo 4 a 5 mandatos.

O PS, que recandidatou o atual presidente, Carlos Monteiro, terá obtido entre 33 a 37% dos votos e 3 a 4 mandatos e o PSD 8 a 11%, podendo obter um vereador.

Artigo anteriorSanta Clara empata Sporting de Braga com golo nos descontos
Próximo artigoAutárquicas/Resultados: Vamos Mudar ganha e acaba com 36 anos de poder PSD nas Caldas da Rainha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui