Início Culturas Música Bicho Carpinteiro – Single de apresentação Fado Beirão disponível nas plataformas (c|video)

Bicho Carpinteiro – Single de apresentação Fado Beirão disponível nas plataformas (c|video)

179
0

Segundo o dicionário. a definição de bicho carpinteiro é ” Estar irrequieto; não parar quieto no mesmo lugar”.
Ora bem, tendo em conta os projetos dos músicos Vasco Ribeiro Casais e Rui Rodrigues nos últimos anos, esta é certamente uma bela definição para o que tem feito. Curiosamente, Bicho Carpinteiro é mesmo o nome desta nova aventura musical.

Como nós passamos a vida a inventar projetos novos e não conseguimos ficar parados, achámos que o nome Bicho Carpinteiro assentava que nem uma luva nas nossas personalidades e que fazia sentido com a música que fazemos”, diz-nos Vasco Ribeiro Casais e que Rui Rodrigues complementa com “queríamos um nome que para além de nos representar, estivesse ligado ao imaginário português”.

Ambos, tem um curriculum musical comum (cruzaram-se nos Dazkarieh por exemplo) e ao mesmo tempo diferente (Vasco  com Seiva e Omiri e Rui com Casuar: ). Mas em comum tem também o facto de os projetos quererem revitalizar o tradicional introduzindo novos instrumentos, novas dinâmicas, novos sons. Para Vasco Ribeiro Casais “a tradição é uma coisa viva e se queremos preservar as nossas raízes, também temos de as adaptar aos tempos em que vivemos de modo a que as novas gerações se sintam identificadas com elas. Felizmente isso está a ser feito por muitos artistas e de muitas maneiras, todas elas super interessantes”, revela-nos. Para Rui Rodrigues existe ainda a “paixão que temos pelos instrumentos, sons, melodias e rituais. Para mim, todo este imaginário vale por si”.

Publicidade

Fado Beirão é o tema de apresentação de Bicho Carpinteiro. Mas, o que é o Fado Beirão? “É um Fado instrumental composto por nós e tocado na viola Beiroa e na viola Braguesa, dois instrumentos tradicionais que não costumam estar ligados ao fado tradicional. Para além de usarmos esses intrumentos como as vozes principais também utilizamos outros como o cavaquinho e adufes, aliados à electrónica”, explica-nos Vasco Ribeiro Casais. Em tempos de pandemia como se processou a criação e gravação deste tema? Rui Rodrigues diz-nos que “a música foi composta e produzida entre Lisboa, Setúbal e Castelo Branco. Portanto, para além de ser tocada num instrumento originário da Beira Baixa, também a melodia nasceu em terras beirãs, nas mãos de um nativo beirão”.

Fado Beirão já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.