Início Desporto JO Tóquio Tóquio2020: Gustavo Ribeiro está certo e Portugal pode levar mais dois skaters

Tóquio2020: Gustavo Ribeiro está certo e Portugal pode levar mais dois skaters

379
0

Gustavo Ribeiro representará Portugal na estreia do skate em Jogos Olímpicos, mas o jovem lisboeta poderá estar acompanhado no Japão por mais dois compatriotas, um dos quais o seu irmão gémeo Gabriel.

“Temos um classificado e grande capacidade de tentar pontuar mais dois atletas. Portugal é o único país Europeu com registo capaz de poder levar três elementos aos Jogos Olímpicos”, congratulou-se Paulo Ribeiro.

Em declarações à Lusa, o coordenador nacional do comité técnico do skate da Federação de Patinagem de Portugal refere que a seleção de Portugal, de quatro elementos, pode apurar mais dois, de um lote composto ainda por Gabriel Ribeiro (50.º do ‘ranking’ mundial), do almadense Bruno Senra (65.º) e do portuense Jorge Simões (108.º).

Publicidade

“Vão os 20 primeiros do ‘ranking’ mundial, sendo que há uma quota limite de três por país. O Gustavo é o terceiro da classificação e só falhará os Jogos Olímpicos por lesão”, esclarece o responsável, progenitor dos gémeos lusos mais bem posicionados internacionalmente.

As classificações serão ainda influenciadas por várias provas, destacando-se em junho o Campeonato do Mundo, em Roma, e, em maio, um evento de “valor intermédio” nos Estados Unidos – a primeira das sete etapas da nova Liga Pro Skate, a decorrer em maio no Porto, também contribui para a corrida a Tóquio2020.

A título de exemplo, e face ao limite de três vagas por país, no atual ‘top 50’ ‘saltam’ fora nove lugares dos Estados Unidos, cinco do Brasil, dois do Japão e um do Canadá, pelo que a 50.ª posição de Gabriel se traduz na 33.ª, quando as vagas olímpicas são para os 20 primeiros.

O “contributo técnico e organizativo” do arquiteto Paulo Ribeiro como coordenador nacional do comité técnico do skate da FPP visa levar a modalidade a “atingir outro patamar” competitivo bem como “chegar a mais jovens”.

Artigo anteriorMassa com atum fresco e amêndoas
Próximo artigoLuxemburgo: Condutor provoca acidente, atropela e foge na N12

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui