Início Política Covid-19: BE avisa que sem os investimentos necessários reabertura pode gerar nova...

Covid-19: BE avisa que sem os investimentos necessários reabertura pode gerar nova vaga

191
0
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, discursa durante uma conferência de imprensa de apresentação das conclusões da reunião da mesa nacional, na sede do partido, em Lisboa, 06 de março de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA

A coordenadora do BE, Catarina Martins, avisou hoje que sem os investimentos necessários em saúde pública o desconfinamento pode resultar numa nova vaga pandémica, considerando que a ideia de adiar despesa nesta área “fica mais cara”.

No final da reunião da Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções que voltou a realizar-se por videoconferência devido à pandemia, Catarina Martins, em conferência de imprensa desde a sede, assinalou a preocupação dos bloquistas “com a resposta à crise pandémica”, “nomeadamente a capacidade do país de, mal seja possível, começar a desconfinar”.

“Sem aumentarmos os testes, sem acelerarmos a vacinação e sem fazermos o rastreio epidemiológico de todos os contactos, uma reabertura pode ter como consequência uma nova vaga pandémica”, avisou, reiterando a necessidade dos investimentos na área da saúde pública.

Publicidade

No entanto, para a líder do BE, “há todas as condições para preparar uma reabertura que não resulte numa nova vaga preocupante se estes investimentos forem feitos”, deixando um apelo claro para que estes sejam colocados no terreno.

“A ideia da contenção orçamental ou de adiar despesas que são fundamentais para controlar a pandemia fica mais cara. Fica mais cara ao Estado, fica mais cara à economia e tem um elevado preço do ponto de vista social, trágico até. E é por isso que não se pode adiar mais a despesa”, alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.