Início Saúde Covid-19: Alemanha suspende uso da vacina da AstraZeneca

Covid-19: Alemanha suspende uso da vacina da AstraZeneca

622
0
O Governo alemão anunciou hoje que vai suspender o uso da vacina da AstraZeneca, devido a novos relatos de coágulos sanguíneos perigosos relacionados com este fármaco.

A Alemanha vai suspender o uso da vacina contra a covid-19 do laboratório AstraZeneca “como medida preventiva”, depois da notificação de efeitos colaterais, anunciou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

O conselho do organismo regulador de vacinas da Alemanha, o Instituto Paul Ehrlich, pediu uma investigação mais aprofundada dos casos detetados e “acredita que outros exames (são) necessários” após a formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Europa, afirmou um porta-voz do ministério, enquanto vários países já tomaram tal medida.

A Alemanha junta-se assim à Noruega, a Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, que já interromperam o uso da vacina da AstraZeneca, após a deteção de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses da AstraZeneca.

Publicidade

Em comunicado, o Ministério disse que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) decidirá “se e como as novas informações afetarão a autorização da vacina”.

No comunicado, o Ministério da Saúde alemão explicou que os coágulos sanguíneos relatados envolveram veias cerebrais, mas não especificou onde ou quando os incidentes ocorreram.

A AstraZeneca já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.

No mesmo sentido, a Agência Europeia de Medicamentos e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado os coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco.

De acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças, a Alemanha recebeu pouco mais de três milhões de doses da vacina AstraZeneca e usou apenas 1,35 milhão de doses, até agora.

Artigo anteriorTrês pessoas soterradas após queda de muro no Porto
Próximo artigoVaticano esclarece que não pode abençoar “uniões entre pessoas do mesmo sexo”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui