Início Saúde Timor-Leste regista dois novos casos de Covid-19

Timor-Leste regista dois novos casos de Covid-19

72
0

As autoridades timorenses anunciaram hoje dois novos casos positivos de covid-19, dois cidadãos timorenses que atravessaram a fronteira ilegalmente no passado dia 02 de janeiro.

Odete da Silva Viegas, coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à covid-19, disse que se registou ainda a recuperação de outro paciente que estava infetado, pelo que há atualmente seis casos ativos no país.

Segundo explicou à Lusa, os dois novos casos positivos são um homem de 48 anos e uma mulher de 39 que viajaram de Jacarta até Kupang, a capital de Timor Ocidental, no dia 21 de dezembro, seguindo depois para a vila de Atambua, próxima da fronteira com Timor-Leste.

Publicidade

“Eles tentaram entrar no posto fronteiriço de Motaain, de carro, mas já tínhamos as fronteiras fechadas, pelo que seguiram para o posto da Unidade de Polícia Fronteiriça Badut Mean, onde foram capturados e entregues às autoridades de saúde”, referiu.

“Não tiveram qualquer contacto com a população local”, sublinhou.

Os dois cidadãos timorenses estavam em quarentena desde essa altura, tendo os resultados positivos dos testes sido confirmados em 12 de janeiro.

Atualmente há 22 pessoas em quarentena, tendo desde o início do ano e até terça-feira sido detetados 16 cidadãos que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira.

O caso entretanto recuperado é um homem de 43 anos que entrou em Timor-Leste em 22 de dezembro, oriundo do Reino Unido – numa viagem com escalas em Doha e Kuala Lumpur – e que estava em isolamento desde 02 de janeiro.

Desde o início da pandemia, Timor-Leste registou 51 casos positivos de covid-19.

Além de Díli, há pessoas em quarentena em Bobonaro, Covalima e Oecusse-Ambeno, região que continua sob cerca sanitária até pelo menos 18 de janeiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.945.437 mortos resultantes de mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.