Início Comunidades Suíça: A vida difícil das mulheres de limpeza portuguesas

Suíça: A vida difícil das mulheres de limpeza portuguesas

82766
32

A televisão RTSR transmitiu uma reportagem sobre a vida difícil que as emigrantes portuguesas que trabalham nas limpezas atravessam em terras helvéticas.

O baixo rendimento e a incerteza na hora da reforma foram o principal foco desta reportagem.

Com fracos recursos financeiros depois de deixarem de trabalhar muitos se dividem entre regressar a Portugal ou permanecerem com dificuldades devido aos filhos e netos.

Publicidade

O principal foco foi o baixo rendimento destas trabalhadoras e a incerteza quando chega a hora da reforma.

Pode ver aqui a reportagem:

Artigo anteriorAvançado Lucas Piazón é reforço do Sporting de Braga
Próximo artigoCovid-19: Ministra do Trabalho testa positivo e está em confinamento

32 COMENTÁRIOS

  1. Uma grande verdade. Trabalhei na Suíça num hotel. É só escravidão e maus salários, pagava tudo, desde o alojamento e alimentação. Sobrava uma miséria. E ainda dei cabo da minha saúde. Para passar mal, prefiro estar em Portugal,no meu país. Engane se quem pensa que a Suíça é um bom país para trabalhar.

    • A Suiça é boa sim o problema é que quando não aprendemos o idioma temos que aceitar qualquer coisa mais se falamos o idioma a história é outra

      • Hahahaha pas de problème. Au Canada beaucoup à faire pour apprendre la langue et maintenant ils sont exploré. Tu me va dire au suisse ne pas la même chose????? 50% de ma famille vivre à la parfaite Suisse et ils sont les premiers à dire ete bonne pour le citoyen. Une bonne chose pour ma famille ils sont citoyennes.

  2. A Suissa e como outro pais qualquer muitos vieram para ca por nao fazerem suçesso em Portugal mas aqui tambem nao o fizeram muitas das vezes sem sorte outras nao souberam aproveitar o resto e como em Portugal sao novos nao querem descontos para nao pagarem impostos o problema e quando chega a idade da reforma

  3. Suíça é um bom país para trabalhar,os salários são bons “só é complicado pois a vida daqui é mais cara,mas compensa.O pouco tempo que vivi na Suíça simplesmente adorei,e as pessoas daqui são completamente diferentes de nós portugueses mais simpáticas atenciosas é outro mundo.E em questão de saúde cinco estrelas,simpatia disponíveis e a facilidade com que nos atendem,e nos tratam como seres humanos coisa que não acontece a maioria das vezes em Portugal.

    • Penso que o sistema de saude português não pode ser comparado com o da Suíça. O simples facto de ser privado muda tudo! Mas pode sempre recorrer ao privado em Portugal, e vai ver que é muito diferente. O que muda? A sobrecarga laboral dos colaboradores!

    • Bom dia, gostaria de saber em que sitio esteve? Pessoas mais simpáticas? A saúde melhor? Portugal tem o melhor sistema de saúde do mundo. Na Suíça se não tiver um bom seguro de saúde nem sequer tem direito a nada. Estive na Suíça trabalhei ganhei dinheiro mas fui muito explorada. O mesmo trabalho que eu fazia e menos umas 5 horas, posso dizer que uma Suíça ganhava o dobro. Enfim….

      • Aí já exagerastes.
        Portugal tem sim um bom sistema de saúde, más, dizer que é o melhor sistema de saúde do mundo, tas a exagerar. Nossa vizinha a Espanha não deixa nada a desejar quando o assunto é saúde pública.

  4. E Portugal minha sra é um bom pais para trabalhar e ganhar !!!.
    Sou portuguesa mas acredito que em todos os países seja complicado, mas não percebo porque gostam de falar mal dos países de acolhimento.
    Que as pessoas não se habitueem é uma coisa e respeito agora acho qu’à é ser sínico falar mal dos países.

    Nenhum país a obrigou a emigrar certo ?

    • Certíssimo amiga, sou na Venezuela y aquí he logrado ayudar a minha família, gracias a Dios… Y es muito difícil porque há gente ruim e boa, como en todo el mundo… Portugal es hermosooooo, obrigada

    • pois é, más quando um imigrante diz mal de Portugal muitos não gostam, más adoram dizer mal dos países dos outros, principalmente os países que mais os acolhem.. É típico de nosso povo..

    • Trabalho na limpeza em Portugal, tenho este horário sábados e segundas feiras 14h 30m até às 23 horas, depois de terça a sexta 14h 30m até às 21 domingos e feriados folga, para lanchar temos 10 minutos jantar meia hora.
      Quero dizer que se na Suiça é mal em Portugal não é melhor, também existe escravidão, se é que se pode falar assim

  5. Bom dia
    Estou na suiça ha mais de 30 ans e nao e bem assim e um pais maravilhoso com pessoas maravilhosas que nos respeito como ser Humanos?Em question de trabalho trabalha se muito e quando es déclarée tens uma reforma?Os suiços nao nos chamaram fomos nos que fizemos e escolhar de vir?E eles aceitarao nos aqui.Sera que em Portugal os émigrants sao tratas como aqui….

  6. Trabalhar na Suíça ou outro país é a mesma coisa temos é que ser organizados e não pensar que aqui na Suíça porque ganhamos mais um pouco podemos esbanjar eu estou aqui já alguns anos não tenho nada a dizer só agradeço por me recolherem e me respeitarem e estou muito bem e penso em não voltar porque gosto imenso de viver aqui.

  7. Pois como ja alguém disse antes,ninguém obriga ninguém a emigrar.Eu vim ha 30 anos,porque quis.Porque queria conhecer a Suíça.
    Houve momentos duros claro que sim,mas temos de evoluir,temos de aprender a língua,temos de nos integrar.Se o fizermos não vamos ficar no ponto de partida como muita gente.Isso não consigo entender,como as pessoas parecem que gostam de ser coitadinhas.Ja sei,o pessoal que me ler vai criticar,mas sim as pessoas gostam de ser coitadinhas ,gostam de ter a vida dura.
    Eu adoro a Suíça,sim o nível de vida é elevado,mas também temos tudo o que precisamos,queres ir ao médico não tens de esperar meses por uma consulta,os teus filhos vão à escola obrigatória e é “gratuita” isto é,ao pagares os teus impostos ja estas a pagar a escola dos miúdos,precisas de um documento,vais pedi-lo,pagas e recebes-o logo no momento,e isto são so alguns exemplos.
    Tenho 47 anos,3 filhos em idade escolar,tenho um óptimo percurso profissional assim como o meu marido e até conseguimos comprar uma casa aqui na Suíça.
    E nao,nao lhe chamemos sorte,a meu ver isso não existe,existe sim ir atras das oportunidades sem medos,so assim evoluímos. Porquê ter uma vida dura,se podemos ter uma vida boa?
    Temos é de estar constantemente a aprender,ter os olhos bem abertos,trabalhar muito,não passar por cima de ninguém,sermos honestos e o resto vem.
    As pessoas aqui são bem educadas,ha um nível de civismo que não existe em Portugal.E o sistema federal suíço em geral funciona melhor do que o (des)governo em Portugal.
    …em suma Adoro o pais que me recebeu,e irrita-me bastante as pessoas que dizem mal da Suíça.Quem não esta bem,volte la para donde não devia ter saído.
    Em relação às senhoras que estão na mesma situação que estas senhoras no filme,por favor não desperdicem a vida desta maneira.So temos uma vida para viver,e se vivem aqui na miséria mais vale voltar para Portugal,para os vossos pais,para os vossos familiares, se ainda os têm antes que seja tarde demais.
    Paz

    • Parabéns adorei que você tenha compartilhado a sua opinião, estou completamente de acordo consigo.
      Antes de nada peço desculpa pelas faltas de ortografía.
      Sou portuguesa, actualmente levo 9 meses a viver em Barcelona e 18 anos em Andorra.
      Quando uma pessoa emigra, não é uma decisão fácil, ao princípio em qualquer sítio é complicado, já que saímos da nossa zona de conforto em busca de futuro melhor.
      Devemos ser mais honestos e agradecidos Aos países de acolhimento.
      Si realmente queremos evoluir, devemos refletir, agradecer e assumir as consequências das nossas decisões.
      Dá-me muita pena pessoas que fazem comentários negativos de este gênero.
      Estou Orgulhosa de ser emigrante, agradecia pela oportunidade que me deu a vida.
      Namaste

    • É isso mesmo Sandra. Nada cai do céu, tem de haver esforço e trabalho para se evoluir em qualquer lugar do mundo. E sim , a Suíça é um país Maravilhoso!!!

    • Escola gratuítax??? Então não é em todos os Canton ‘s ,onde moro paguei 35f para a disciplins de cozinha….disciplina que é obrigatória….Adoro a Suiça!!:mas paga se tudo,tudo tudo.

  8. Se saiu há 30 anos de Portugal, já está desfasada do que é o Portugal atual. Eu vivo em Portugal e acho que tenho um elevado sentido cívico. A Justiça/tribunal é muito demorada, mas o sistema de Finanças funciona muitíssimo bem a cobrar impostos. A escola também é gratuita.

  9. Sandra Coelho, voçê disse tudo. Eu estou tambem no estrangeiro há 30 anos. Holanda. Se fizesse a vida que os nossos conterrânios fazem em Portugal, tambem estava na mesma. Porque tipico Português é criticar em vez de resolver. Abraço e fiquem bem

  10. Eu,vivo na Alemanha há 10 anos e comecei a minha actividade aqui precisamente nas limpezas, o local onde não precisas de falar pois o primeiro problema é a língua precisas de dominar sendo assim as limpezas é o melhor caminho e por sinal muito bem pago, matrículei-me numa escola e andei 3 anos a estudar quê é muito abrangente o programa de ensino para falar alemão lido e escrito ,depois deste processo concluído foi sempre a evoluir hoje trabalho numa firma alemão com colegas alemães e recebo ordenado igual sem filtros ressalvo saí de Portugal com 42 anos portanto não era Jovem para mim o segredo é para ir para o um país que não nosso o fundamental é integrar na cultura desse país a todos os níveis , não ficarmos presos só na nossa comunidade que é o erro que muitas pessoas cometem abraço fiquem bem

  11. Nous avons un magnifique pays le Portugal, et le Portugal pour moi c’est 5 a 6 fois par an en vacances, grâce a mes bras et a la France je suis bien dans la vie, question de médecine hôpitaux médicaments et tout le reste la France y a pas de photo la France c’est beaucoup mieux que le Portugal, on est en retraite ma femme et moi nous avons une retraite de rêve?.

    • ES portugues,nem que seja pelo nome o minimo que podes fazer é exprimires te em portugues eu compreendo mas nem todos percebem frances.

  12. Boa tarde tem trabalho na área da construção? Estava ponderando fazer umas temporadas… tem algum impasse em ter carro português aí?

  13. Eu estou no Canadá e penso k quem tem vontade de trabalhar vive em qualquer Lado! Amo Portugal, mas daqui não saio e daqui ninguém me tira!

  14. Pois também saí do meu Portugal para a Suíça a 9 anos trouce um filho de 5 anos Pois digo que os primeiros tempos não foram fáceis não foram nas quando se saí do nosso país que tanto é acolhedor principalmente por ser a onde deixamos toda a nossa família. Quando cheguei comecei por fazer limpeza em casas turisticas cuidei de crianças portuguesas até que me descubriram quando fui apenas fazer lugar de outra a lavar loiça e já não me deixaram sair e desde aí hoje estou nesse mesmo hotel a onde sou respeitada e bem renumerada estou a fazer de camareira e à noite sou a chefa da cozinha fria no mesmo hotel gosto muito de aqui estar mas quando o meu filho estiver formado nem olho para trás vou para o meu Portugal temos uma vida totalmente diferente aliás que aqui na Suíça isso vus digo pagamos sim muitos impostos mas também temos direito a tudo. Digo para quem precisar de se orientar um pouco na vida val o esforço bj e fiquem bem

  15. Vivo na Suíça há aproximadamente 14 anos !
    Aqui , vivi em 2as cidades diferentes , fribourg e em Genebra !
    Só por isso , pra quem conhece sabe que 140 km separam aproximadamente as 2as cidades , embora sendo no mesmo país, há coisas que funcionam de maneira muito diferente.
    Poderia deixar vários exemplos , como a cultura, custo de vida e até as próprias leis que divergem muito de uma cidade para a outra !
    Em fribourg , a língua é o Francês mas é ali o limite da separação de línguas entre o francês e o alemão onde as línguas se misturam e no início é bem confuso pra se poder entender como funciona o quê!
    A nível de trabalho, nao será muito difícil encontrar um trabalho visto que os emigrantes que por lá vivem são de menos do que em comparação a Genebra onde ao contrário de fribourg, tem aproximadamente 180 raças diferentes !
    Obviamente, muita concorrência, muita procura , muitas culturas … Genebra apenas pertence à suica , mas na prática as coisas funcionam como na República das bananas , é terrível por exemplo arranjar um emprego com renumeração justa visto que tal é a concorrência que os patrões pagam o menos possível a quem aceita por condições medíocres e sem renumeração justa para o custo de vida em Genebra que é astronómico..
    Eu por exemplo pago 2000 francos de renda num apartamento com 2 quartos com aproximadamente 60m2, caríssimo.
    A única forma de ficarmos dentro de um assunto tão complexo como viver num país que não o nosso , é passar por isso !
    Quem tem curiosidade e sonha viver na suica , que venha … só irá dar mais valor ao que afinal em portugal , as coisas funcionam com em qualquer outro país .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui