Início Comunidades Suíça: A vida difícil das mulheres de limpeza portuguesas

Suíça: A vida difícil das mulheres de limpeza portuguesas

37868
11

A televisão RTSR transmitiu uma reportagem sobre a vida difícil que as emigrantes portuguesas que trabalham nas limpezas atravessam em terras helvéticas.

O baixo rendimento e a incerteza na hora da reforma foram o principal foco desta reportagem.

Com fracos recursos financeiros depois de deixarem de trabalhar muitos se dividem entre regressar a Portugal ou permanecerem com dificuldades devido aos filhos e netos.

Publicidade

O principal foco foi o baixo rendimento destas trabalhadoras e a incerteza quando chega a hora da reforma.

Pode ver aqui a reportagem:

11 COMENTÁRIOS

  1. Uma grande verdade. Trabalhei na Suíça num hotel. É só escravidão e maus salários, pagava tudo, desde o alojamento e alimentação. Sobrava uma miséria. E ainda dei cabo da minha saúde. Para passar mal, prefiro estar em Portugal,no meu país. Engane se quem pensa que a Suíça é um bom país para trabalhar.

  2. A Suissa e como outro pais qualquer muitos vieram para ca por nao fazerem suçesso em Portugal mas aqui tambem nao o fizeram muitas das vezes sem sorte outras nao souberam aproveitar o resto e como em Portugal sao novos nao querem descontos para nao pagarem impostos o problema e quando chega a idade da reforma

  3. Suíça é um bom país para trabalhar,os salários são bons “só é complicado pois a vida daqui é mais cara,mas compensa.O pouco tempo que vivi na Suíça simplesmente adorei,e as pessoas daqui são completamente diferentes de nós portugueses mais simpáticas atenciosas é outro mundo.E em questão de saúde cinco estrelas,simpatia disponíveis e a facilidade com que nos atendem,e nos tratam como seres humanos coisa que não acontece a maioria das vezes em Portugal.

    • Penso que o sistema de saude português não pode ser comparado com o da Suíça. O simples facto de ser privado muda tudo! Mas pode sempre recorrer ao privado em Portugal, e vai ver que é muito diferente. O que muda? A sobrecarga laboral dos colaboradores!

  4. E Portugal minha sra é um bom pais para trabalhar e ganhar !!!.
    Sou portuguesa mas acredito que em todos os países seja complicado, mas não percebo porque gostam de falar mal dos países de acolhimento.
    Que as pessoas não se habitueem é uma coisa e respeito agora acho qu’à é ser sínico falar mal dos países.

    Nenhum país a obrigou a emigrar certo ?

  5. Bom dia
    Estou na suiça ha mais de 30 ans e nao e bem assim e um pais maravilhoso com pessoas maravilhosas que nos respeito como ser Humanos👌Em question de trabalho trabalha se muito e quando es déclarée tens uma reforma😉Os suiços nao nos chamaram fomos nos que fizemos e escolhar de vir😊E eles aceitarao nos aqui.Sera que em Portugal os émigrants sao tratas como aqui….

  6. Trabalhar na Suíça ou outro país é a mesma coisa temos é que ser organizados e não pensar que aqui na Suíça porque ganhamos mais um pouco podemos esbanjar eu estou aqui já alguns anos não tenho nada a dizer só agradeço por me recolherem e me respeitarem e estou muito bem e penso em não voltar porque gosto imenso de viver aqui.

  7. Pois como ja alguém disse antes,ninguém obriga ninguém a emigrar.Eu vim ha 30 anos,porque quis.Porque queria conhecer a Suíça.
    Houve momentos duros claro que sim,mas temos de evoluir,temos de aprender a língua,temos de nos integrar.Se o fizermos não vamos ficar no ponto de partida como muita gente.Isso não consigo entender,como as pessoas parecem que gostam de ser coitadinhas.Ja sei,o pessoal que me ler vai criticar,mas sim as pessoas gostam de ser coitadinhas ,gostam de ter a vida dura.
    Eu adoro a Suíça,sim o nível de vida é elevado,mas também temos tudo o que precisamos,queres ir ao médico não tens de esperar meses por uma consulta,os teus filhos vão à escola obrigatória e é “gratuita” isto é,ao pagares os teus impostos ja estas a pagar a escola dos miúdos,precisas de um documento,vais pedi-lo,pagas e recebes-o logo no momento,e isto são so alguns exemplos.
    Tenho 47 anos,3 filhos em idade escolar,tenho um óptimo percurso profissional assim como o meu marido e até conseguimos comprar uma casa aqui na Suíça.
    E nao,nao lhe chamemos sorte,a meu ver isso não existe,existe sim ir atras das oportunidades sem medos,so assim evoluímos. Porquê ter uma vida dura,se podemos ter uma vida boa?
    Temos é de estar constantemente a aprender,ter os olhos bem abertos,trabalhar muito,não passar por cima de ninguém,sermos honestos e o resto vem.
    As pessoas aqui são bem educadas,ha um nível de civismo que não existe em Portugal.E o sistema federal suíço em geral funciona melhor do que o (des)governo em Portugal.
    …em suma Adoro o pais que me recebeu,e irrita-me bastante as pessoas que dizem mal da Suíça.Quem não esta bem,volte la para donde não devia ter saído.
    Em relação às senhoras que estão na mesma situação que estas senhoras no filme,por favor não desperdicem a vida desta maneira.So temos uma vida para viver,e se vivem aqui na miséria mais vale voltar para Portugal,para os vossos pais,para os vossos familiares, se ainda os têm antes que seja tarde demais.
    Paz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!