Início Política Autárquicas: PSD e CDS vão assinar acordo-quadro que exclui Chega de coligações

Autárquicas: PSD e CDS vão assinar acordo-quadro que exclui Chega de coligações

187
0
O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio (D), e o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, falam aos jornalistas em conferência de imprensa conjunta após uma reunião realizada na sede nacional do PSD, em Lisboa, 27 de janeiro de 2021. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Os presidentes do PSD e do CDS-PP anunciaram hoje que irão assinar até meio de fevereiro um acordo-quadro para as autárquicas que exclui a possibilidade de coligações com o Chega.

No final de uma reunião de cerca de hora e meia, Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos não quiseram referir-se nem a municípios concretos nem balizaram o número de coligações pré-eleitorais que esperam alcançar, que estará dependente da vontade das estruturas locais e da aceitação das direções nacionais.

“Este acordo não vai dizer que só há coligações com o CDS e com mais ninguém (…) A única questão que estamos de acordo é que não haverá com o Chega, mas tirando o Chega logo se verá”, explicou Rui Rio, salientando que “há muito” que rejeitou essa hipótese e que esta posição nada tem a ver com os resultados das presidenciais.

Publicidade

Questionado sobre a razão dessa exclusão do partido liderado por André Ventura, Rio respondeu: “O Chega para ter conversas com o PSD tem de se moderar, o Chega não se tem moderado, não há conversa nenhuma”.

Na mesma linha, também Francisco Rodrigues dos Santos disse já ter sido “perentório” que “não haverá coligações com o Chega, nem em autárquicas nem em legislativas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.