Início Política Polónia: Andrzej Duda vence segunda volta das eleições presidenciais

Polónia: Andrzej Duda vence segunda volta das eleições presidenciais

64
0
O atual Presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, venceu a segunda volta das eleições presidenciais do país. Os resultados foram conhecidos hoje de manhã, tendo o conservador nacionalista obtido 51.2% dos votos, vencendo o presidente da câmara da capital, o liberal europeísta Rafal Trzaskowski.

De acordo com os dados avançados pela agência Reuters, já foram contados 99% dos votos das assembleias de voto do país, sendo que a Comissão Eleitoral Nacional já anunciou que os votos por contar não deverão afetar o resultado final, que é a vitória de Andrzej Duda.

A correr para uma reeleição, o presidente da República, de tendência conservador nacionalista, obteve 51.21% dos votos nesta segunda volta das eleições presidenciais, ao passo que o seu opositor, Rafal Trzaskowski, presidente da câmara de Varsóvia, conseguiu 48,79% dos votos.

A diferença entre os dois candidatos estima-se ser de 500 mil votos, numa ronda eleitoral que obteve um recorde de participações de 68.12%.

Publicidade

No cargo há cinco anos, Andrzej Duda, apoiado pelo partido nacionalista eurocético no poder, o Lei e Justiça (PiS), venceu a primeira volta, a 28 de junho, com 43,5% dos votos. Rafal Trzaskowski, de pendor liberal europeísta, obteve 30,5%.

Contando com a base conservadora do PiS, maioritariamente rural, mais velha e menos instruída, tendo feito uma campanha assente nos valores tradicionais e católicos, com ataques aos direitos LGBTI [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo], Andrzej Duda deverá ajudar o Lei e Justiça a continuar as suas polémicas reformas do sistema judiciário no país, que têm merecido críticas por parte da União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.