Início Atualidade Funcionários da hotelaria e restauração do Porto iniciam hoje luta “pela reposição...

Funcionários da hotelaria e restauração do Porto iniciam hoje luta “pela reposição de direitos que lhes foram retirados”

308
0
Ao longo da semana vão realizar-se outras ações de luta nas cantinas escolares e junto a vários hotéis. Foto: JOÃO RELVAS/LUSA
Os trabalhadores do setor da hotelaria e da restauração iniciam hoje, no Porto, uma quinzena nacional de luta pela reposição de direitos e melhores salários.

Francisco Figueiredo, dirigente da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), disse à agência Lusa que os trabalhadores do setor vão estar “em luta pela reposição de direitos que lhes foram retirados com o argumento da pandemia e por melhores salários”.

A quinzena começa no Porto com uma concentração junto à delegação da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, para exigir a intervenção daquela entidade fiscalizadora.

Segundo o sindicalista, milhares de trabalhadores do setor da hotelaria e restauração, por todo o país, “têm sido vítimas de empresas que se estão a aproveitar da pandemia para lhes retirar direitos e rendimento”.  Salários em atraso, situações de ‘lay-off’ ilegais e férias forçadas são algumas das denúncias feitas pela estrutura sindical.

Publicidade

Para hoje está também marcada uma greve na cantina do hospital de Faro e plenários nas cantinas dos hospitais de Coimbra e no Bingo de Setúbal.

Fonte: Lusa

Artigo anteriorIncêndios: Risco máximo em oito distritos
Próximo artigoCovid-19: Nas últimas 24 horas o México registou 306 óbitos e 5.480 novos casos de infeção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui