Quase todos os residentes e funcionários de casas de repouso no país foram testados. Os casos positivos são extremamente raros.
Um dos maiores receios no início da epidemia foi a chegada maciça do coronavírus às instituições para idosos. De acordo com as explicações dadas por Paulette Lenert (LSAP), Ministra da Saúde, ao deputado Fernand Kartheiser (ADR), as casas de repouso foram poupadas, ainda que tenha havido algumas exceções.
Um total de 13.000 pessoas puderam ser testadas ao Covid-19 de forma voluntária. A maioria dos residentes (91,8%) e funcionários (80,9%) concordou em fazer o teste, o que foi positivo em 10 e 12 casos, respectivamente, em 0,2% a cada vez. No caso dos funcionários, as pessoas suspeitas de terem contraído o vírus foram isoladas e cessaram a atividade profissional, como medida preventiva. “A taxa de participação nos testes mostra um amplo apoio ao sistema”, diz Françoise Berthet, médica responsável pelos testes em casas de repouso, dentro da unidade de crise, contactada pela L’essentiel.