Início Atualidade Covid-19: Professor de Hong Kong fala na possibilidade do vírus ter ...

Covid-19: Professor de Hong Kong fala na possibilidade do vírus ter regressado da Europa à China

374
0
Foto: © REUTERS - STRINGER
De acordo com um professor da Universidade de Hong Kong, “é possível que o vírus tenha viajado de Wuhan para a Europa e agora tenha regressado à China”.

A China registou na sexta-feira, 25 novos infetados pela covid-19 em Pequim e alegou que um genoma coronavírus descoberto num recente surto de infeção na cidade, teria semelhanças com uma estirpe europeia. As autoridades divulgaram novas informações sobre a recuperação do surto na noite de quinta-feira e partilharam o genoma do vírus com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e cientistas estrangeiros.

Os habitantes de pequim já tinham retomado quase uma vida normal, após dois meses sem contaminação. Contudo, desde a semana passada reapareceu uma vaga epidémica que resultou na contenção do bairro e na deteção de dezenas de milhares de residentes. Acredita-se que o mercado de Xinfadi, principal fornecimento de frutas e vegetais de Pequim, seja a fonte da nova contaminação. O vírus foi descoberto em tábuas de corte para o salmão importado.

Vírus europeu mais antigo

A julgar pelos resultados preliminares da epidemiologia genómica, este vírus vem da Europa”, de acordo com Zhang Yong, alto funcionário do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China, ” é diferente da (estirpe) do vírus que está a circular na Europa. É mais antigo”, disse num artigo publicado pela Comissão Nacional Anticorrupção. Em suma, afirmou que poderia ser uma versão que circulava no continente europeu há várias semanas ou meses.

Publicidade
Zhang Yong cita várias hipóteses: o vírus poderia ter vindo da Europa através de alimentos congelados, ou tinha estado no mercado de Xinfadi durante muito tempo, onde teria aproveitado a humidade e a escuridão para sobreviver – daí a sua semelhança com as estirpes mais antigas.
 Ben Cowling, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong,  falou na possibilidade do vírus ter viajado “É possível que o vírus que agora causa uma epidemia em Pequim tenha viajado de Wuhan para a Europa e tenha regressado à China”.

Artigo anteriorPortugal/Covid-19: Mais 3 mortos e 375 infetados nas últimas 24 horas! – 19 junho
Próximo artigoLuxemburgo: 26 dias sem vítimas mortais por Covid-19! – 19 junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui