A Meteolux colocou o Luxemburgo em alerta laranja devido ao risco elevado de poluição do ar.
Os limites diários deverão exceder os 50 µg / m3 o que significa que a concentração de partículas finas (PM10) aumenta.
O risco é particularmente alto no sul do país, e o acúmulo de poluentes na sexta-feira combinado com o ar relativamente calmo significa que o risco é mantido até sábado.
Os riscos são irritação dos olhos, nariz e garganta; diminuição da função respiratória, aumento das infecções do sistema respiratório e ataques de asma, aumento da morbidade cardiovascular.
Recomenda-se que as pessoas sensíveis reduzam ou evitem esforços físicos intensos e / ou prolongados e evitem sair ao ar livre, especialmente durante o horário de pico do tráfego e nas ruas movimentadas e no centro da cidade.
Para limitar a poluição é também aconselhado a limitar a velocidade máxima nas auto-estradas a 90 km / h, limitar o uso de veículos a gasóleo não equipados com filtro de partículas e evitar o uso de chaminés em lareiras abertas.





































