Cabo Verde controlou recorde histórico de 51.694 voos internacionais num ano

680
0

A FIR Oceânica do Sal de Cabo Verde controlou 51.694 movimentos de aeronaves em 2018, o maior número de sempre, indica o relatório e contas da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

“Os sobrevoos na FIR Oceânica do Sal em 2018 totalizaram 51.694 movimentos, sendo este o maior número de movimentos desde que se tem registo, com um crescimento de 14% em relação a 2017, beneficiando da conjuntura económica favorável que potencia a utilização do espaço aéreo de Cabo Verde pelas companhias aéreas nas suas rotas”, lê-se no relatório de 2018 de ASA, a que a Lusa teve hoje acesso.

A FIR (região de informação de voo) corresponde a um espaço aéreo delimitado verticalmente a partir do nível médio do mar, sendo a do Sal — que existe desde 1980 - limitada lateralmente pelas de Dakar (Senegal), Canárias (Espanha) e Santa Maria (Açores, Portugal).

Publicidade

A localização estratégica da FIR do Sal “coloca-a, pois, na encruzilhada dos maiores fluxos de tráfego aéreo entre Europa e a América do Sul e entre a África Ocidental e a América do Norte e Central e as Caraíbas”, refere a ASA.

Os rendimentos da ASA com o setor da navegação aérea cresceram 19% em 2018, face ao ano anterior, para 2.945 milhões de escudos (26,6 milhões de euros), o equivalente a 43% todas as receitas da empresa.

O Centro de Controlo Oceânico do Sal funciona no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, tendo sido inaugurado em 24 de junho de 2004

Artigo anteriorJá se vive mais com diabetes mas ainda “rouba” oito anos de vida
Próximo artigoGoverno propõe aumento do salário mínimo para 635 euros no próximo ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui