Bas Dost, a cumprir a sua segunda temporada no Sporting, confirmou o estatuto de homem golo do futebol ‘leonino’, depois da ‘seca’ que viveu no início de época, e aparece como a principal ‘arma’ para vencer o Benfica.
Em 2016/17, o avançado holandês, a contratação mais cara de sempre da história do emblema de Alvalade, fez um total de 36 golos em toda a temporada, 34 no campeonato, vencendo o prémio de melhor marcador da prova, naquela que foi a sua segunda melhor época da carreira. Em 2011/12, fez 37 com a camisola do Heerenveen.
Logo no seu primeiro ano, o jogador de 28 anos provou o investimento feito na sua contratação, mas em 2017/18 teve um início algo irregular e passou mesmo mais de um mês (seis jogos), entre setembro e outubro, ‘zangado’ com os golos.
Entretanto, Dost fez as ‘pazes’ com as balizas adversárias e chega ao dérbi com o Benfica, da 16.ª jornada da I Liga portuguesa, com 17 golos em todas as competições, 13 só no campeonato, cinco atrás do brasileiro Jonas (Benfica), que lidera a lista dos melhores marcadores.
O holandês já bisou por duas vezes na I Liga, frente ao Vitória de Guimarães (5-0) e Boavista (3-1), e chegou ao ‘hat-trick’ perante o Desportivo de Chaves (5-1).
O técnico Jorge Jesus conta na quarta-feira com a pontaria certeira de Dost, num jogo que vai decorrer no Estádio do Luz, recinto em que o holandês marcou no ano passado, logo na sua estreia em encontros com o Benfica, numa partida que acabou com a vitória dos ‘encarnados’, por 2-1.
Se no campeonato, Dost regressou à ‘normalidade’, na Liga dos Campeões o holandês continuou algo ‘tímido’ na altura de mostra a sua ‘veia’ goleadora, na mais importante competição europeia de clubes.
Em 2016/17, Dost terminou a fase de grupos da Champions com apenas um golo e voltou esta temporada a ficar abaixo do esperado, assinando apenas um ‘bis’ na receção ao Olympiacos.
Perante ‘tubarões’ como FC Barcelona e Juventus, o avançado de 1,96 metros ficou em branco, em jogos em que podiam ter dado outro destino na Champions ao Sporting, que acabou eliminado e relegado para a Liga Europa.
Formado no FC Emmen, o internacional holandês passou pelo Heracles, mas foi ao serviço do Heerenveen que deu nas vistas, em 2011/12, quando se sagrou melhor marcador do campeonato. Os 31 golos marcados por Dost chamaram a atenção do Wolfsburgo, que contratou o avançado no final da temporada.
Antes de rumar ao Sporting, Dost esteve quatro temporadas no emblema germânico, tendo em 2014/15 efetuado a sua melhor época com 20 golos, incluindo um ‘bis’ frente ao Sporting (2-0), na Liga Europa.
Bas Dost vestiu a camisola da Holanda por 17 vezes e tem um golo marcado pela seleção ‘laranja’.









































